Planejamento

Como e quando escolher os padrinhos de casamento?

13
ABR

Como e quando escolher os padrinhos de casamento?

Na hora de preparar a cerimônia de casamento e organizar a lista de convidados, sempre lembramos dos amigos e da família. Afinal, são pessoas com quem queremos celebrar. Porém, dentre eles também estão os padrinhos e madrinhas, que muitas vezes acompanharam a trajetória do casal durante todo o relacionamento. Assim, um dos maiores desafios para os noivos é saber como escolher padrinhos para o grande dia.

No post a seguir, entenda a importância dessas pessoas e quando é a hora certa de convidá-las. Saiba também o que dar de presente como agradecimento. Boa leitura!

Como escolher os padrinhos?

Os padrinhos e madrinhas de um casamento têm a importante função de acompanhar os noivos antes, durante e após a cerimônia. Ou seja, oferecendo apoio emocional e até ajudando a realizar alguns arranjos da cerimônia. Mais do que isso, essas pessoas são vistas como alguém com quem os noivos podem contar e que possam servir de exemplo e ajuda durante os próprios anos de casamento. Por essa razão, é preciso cuidado na hora de saber como escolher padrinhos de casamento. Afinal, tecnicamente você pode chamar qualquer pessoa, mas é importante pensar em alguns detalhes:

  • escolher a quantidade de pares conforme a disponibilidade do espaço;
  • convidar pessoas próximas e que gostem de vocês dois;
  • não chamar o acompanhante de um dos padrinhos ou madrinhas só por obrigação;
  • escolher pessoas especiais, mesmo não sendo parente;
  • não se sentir obrigado a chamar quem convidou você como padrinho ou madrinha;
  • informar-se sobre regras específicas conforme a cerimônia religiosa;
  • pensar em padrinhos para a cerimônia religiosa e civil, se houver.

E se acontecer algum imprevisto?

Convidou alguém e essa pessoa não vai poder ir ao casamento? Pense em alguém que possa substituí-la, a fim de não comprometer o par já escolhido. Se o casal não puder ir, deixe o número de padrinhos com um a menos ou convide outras duas pessoas. Para isso, é sempre importante, lá no início, fazer uma lista com todas as possibilidades de padrinhos, mesmo que você acabe chamando apenas algumas delas.

Quando chamá-los para o casamento?

Sabendo as dicas para definir como escolher os padrinhos, você precisa pensar no “como” fazer isso. Em relação ao prazo, se a intenção é que eles estejam juntos durante a preparação do casamento, vale fazer o convite logo que a data for marcada. Se não for o caso, por exemplo, quando a pessoa mora em outra cidade e não pode estar por perto, o convite deve ser feito, pelo menos, com seis meses de antecedência.

Quanto à ocasião, nada de e-mail ou telefonema. Esse é um momento especial do casamento, uma forma de mostrar que você valoriza a pessoa. Por isso, procure convidá-la presencialmente, até preparando um convite especial.

E o presente?

É comum escolher um presente para ser dado aos padrinhos na hora do convite. Porém, muitas pessoas decidem usar a própria cerimônia de casamento para entregá-los. Independentemente do que você escolher, esse presente não pode ser a mesma coisa que as “lembrancinhas” usadas para os outros convidados.Ou seja, por serem pessoas especiais, também é importante escolher objetos especiais. Nesse sentido, você pode usar:

  • porta-retratos com fotos em conjunto (vale também digital);
  • bebidas e chocolates que contêm histórias;
  • kits de spa, com produtos e roupão;
  • kits personalizados conforme a temática do casamento;
  • caneca personalizada com os nomes deles.

Assim, o que vai definir o presente é o seu orçamento e criatividade. Além disso, vale ter o bom senso de escolher algo neutro para agradar a todos. Por exemplo, você não deve optar por chocolates para quem está em tratamento para emagrecer ou é alérgico, nem bebidas alcoólicas para quem não bebe. Nesse caso, prefira objetos que podem ser usados no dia a dia, como as canecas.

Saber como escolher padrinhos de casamento é fundamental. Afinal, essas pessoas são extremamente importantes para os noivos, não só durante a cerimônia, mas por toda a vida. Assim, é preciso o cuidado de chamar alguém que realmente se importa com vocês e possa acrescentar momentos de amizade em sua nova vida.

Já montou sua lista de padrinhos? Que tal fazer um spa day e comemorar com todos eles? Confira neste texto! E não se esqueça de montar sua lista de presentes no Quero de Casamento.



Comentários 0

Comentários