Faça você mesmo

10 Dicas para fazer um casamento DIY realmente barato

14
OUT

10 Dicas para fazer um casamento DIY realmente barato

Quando o assunto é o caminho para chegar ao altar, muita gente pensa em diversos modos de economizar no orçamento da cerimônia e o casamento todo com a mão na massa está em alta. Mas será que todo o trabalho e o esforço valem a economia? 

Hoje vamos te dar muitas dicas de como realmente economizar o dinheiro no planejamento de um casamento DIY (Do It Yourself). 

1 - Antecipe-se ao máximo 

O planejamento com antecedência é fundamental para a economia de qualquer festa, ainda mais casamentos. E nisso, não importa se você vai fazer tudo com as próprias mãos ou com fornecedores. Com mais tempo é possível pesquisar mais fornecedores e referências, entender o tempo necessário para execução de tudo e até mesmo pedir aquela pechincha. 

Um ano é um período considerado ideal para um casal organizado e disposto a montar tudo com as próprias mãos.

2 - Invista em ambientes ao ar livre 

Mesmo que você já tenha em mente um ambiente como a casa da família, um restaurante do bairro ou o salão da igreja, repense em tudo que será necessário para fazer esse casamento acontecer. Ah, lembre-se...Cerimônia e festa no mesmo espaço ajuda na economia, sem contar que casar ao ar livre oferece muitas possibilidades e exige menos decoração, logo, a economia pode ser ainda maior.

Já fizemos um post inteiro com referências para casamento em locais abertos. Dá uma olhada neste link. (INCLUIR LINK)

3 - Pense, repense, mude e repense de novo a lista de convidados

Já fizemos um texto aqui no blog sobre o custo médio de cada convidado em um casamento. Já pensou em fazer um mini ou mesmo micro casamento? Muitos noivos estão adotando este estilo de cerimônia em busca de economia e praticidade. Que tal embarcar nessa?

4 - Habilidades manuais: Temos?

Você realmente tem boas habilidades manuais para mexer em muitos tipos de materiais como tecidos, cola quente, madeira e etc? Se sim, ótimo! Você está no caminho certo. Agora se você nunca foi mestre em tudo que exige o trabalho artesão, repense. O tempo gasto para execução do trabalho será bem maior se você não tiver a habilidade necessária, além da possibilidade de desperdício de materiais. 

Outro ponto importante para quem planeja fazer todo o casamento. Tenha sempre um plano b quando você for depender de um familiar ou um amigo, se o prazo apertar, corra imediatamente para o plano b, mesmo que isso faça você ter algum custo fora do esperado.

5 - Já pensou no cardápio?

Pense em um menu de festa simples e adaptável ao local da cerimônia. Pequenas porções de comida são uma ótima solução, porque podem ser transportadas e servidas de modo simples e veloz. E nessa hora a criatividade pode fazer coisas surpreendentes, tá? O que não falta são histórias de casais que fecharam o cardápio com o bar favorito ou que fizeram um mega pedido em um fast-food. Soluções simples e que podem marcar o casório na memória de todos. 

6 - Pra que DJ se tem streaming?

Peça para os convidados capricharem em uma playlist colaborativa. Dias antes da cerimônia, faça uma revisão das músicas, delete aquilo que não gostou muito e não se preocupe em colocar uma ordem no som. A graça está na mistura de ritmos! Todo mundo vai dar risadas dos encontros inusitados que só uma playlist aleatória é capaz de gerar.

7 - Faça um Self-service de bebidas

Nas bebidas não tem como economizar, né? Elas precisam marcar presença na cerimônia. Mas que tal reservar espaço para um barzinho aconchegante com tudo que é preciso para fazer diferentes drinks como uma caipirinha ou um mojito? Bebidas não alcoólicas podem ficar bem ao lado em um freezer, coolers ou até um barril todo estilizado. 

Prepare umas frutas, reúna as garrafas, deixe um compartimento com muito gelo filtrado, decore tudo e voilá! Temos um bar barato, versátil e divertido. certamente muitos convidados vão descobrir o talento de barman no meio da festa. 

8 - Invista no digital ou faça seus convites

Receber um convite feito a mão pelos noivos tem um valor completamente especial. Invista nisso! Faça uma boa busca por referências, use materiais recicláveis e faça as impressões em casa ou feche um pacote numa gráfica. 

Tem alguma irmã ou irmão com habilidades no Photoshop? Que tal fazer um convite virtual? Você ainda pode usar o app do Quero de Casamento para fazer o CSVP. com muita comodidade. 

9 - Reforme um vestido ou alugue

Reformar um vestido ou alugar são as melhores saídas para um casamento econômico (e pelo amor de Deus! Fuja de comprar seu vestido pela internet em algum app asiático que não vai possibilitar a troca do produto há tempo). Siga o conselho número 2 e seja feliz! Os casamentos ao ar livre são bem mais flexíveis com relação à roupa do casal. 

A família de um dos pares conta com uma relíquia que está guardada e que pode ser usada para o grande dia? Que tal orçar com uma costureira algumas modificações para tornar o vestido algo contemporâneo? Se você tem talento para costura então...Melhor ainda! Outra opção é buscar um vestido em lojas de moda. Ai a criatividade manda outra vez! Quem sabe um bom garimpo não é capaz de encontrar o vestido perfeito em uma loja de departamento ou mesmo naquela loja de vestidinhos que bomba no Instagram?

10 - Faça sua lista com o Quero de Casamento

Agora que você tem nove dicas preciosas, pode botar a mão na massa, e na hora de fazer sua lista, use o Quero de Casamento que é grátis, sem taxas escondidas e conta com toda a segurança e confiabilidade do Magazine Luiza. 

Com o Quero de Casamento seus presentes são revertidos em créditos que você pode usar para resgatar como quiser. Dá pra comprar eletrodomésticos, roupas, passagens aéreas e até as bebidas do casamento ou materiais de decoração. Quer mais economia e praticidade do que isso?

Boa cerimônia para os pombinhos! 




Comentários 0

Comentários