Inspirações

6 dicas e práticas para fazer uma festa de casamento sustentável

02
MAR

6 dicas e práticas para fazer uma festa de casamento sustentável

Para noivos e noivas, casamento é uma data muito especial e precisa ficar gravado na memória de todos que fazem parte dessa festa. Nesse sentido, por estarmos em um momento de preocupação ecológica e respeito ao meio ambiente, superpresentes em nossas vida, os casamentos sustentáveis acabaram virando tendência.

No texto a seguir, vamos te mostrar a como realizar esse tipo de festa, garantindo aos seus convidados uma festa linda, sem abrir mão da preservação ambiental. Confira a seguir!

  1. Alianças

Por incrível que pareça, é possível sermos ecologicamente corretos até na hora de escolhermos as alianças. Hoje, existem muitas opções sustentáveis como, por exemplo, a utilização de metais reciclados, ou um anel que já foi utilizado por outra pessoa. Não podemos esquecer que o consumo é algo que impacta a natureza de modo negativo e usar uma joia antiga e cheia de história pode torná-la ainda mais especial. Além disso, você pode averiguar se a extração do material da aliança foi feito de maneira correta.

  1. Os convites

A primeira impressão do seu convidado sobre a sua festa pode ser, além de bonita, sustentável. O advento das novas tecnologias já permite que possamos fazer o convite de modo virtual. É uma ótima opção, além de criativos e emocionantes. Se você e o mozão não abrirem mão do convite físico, pode-se utilizar papel reciclado e caprichar na aparência.

  1. Vestido de casamento

Quase um protagonista da festa, o vestido também pode ser sustentável. Isso porque, atualmente, existem inúmeras as opções de lojas que vendem peças usadas ou alugam. Brechós costumam ser equivocadamente menosprezados e discriminados, mas o que pouca gente sabe é que, em sua maioria, as peças passam por um processo de curadoria que consiste em higienizar e fazer reparos. Uma peça antiga guarda consigo muitas histórias de grande felicidade, e você também pode optar por usar um vestido de alguma pessoa próxima, como a sua mãe ou avó. Além de ser uma forma de homenagear quem é especial para você.

  1. Lembrancinhas 

Para as lembrancinhas sustentáveis, você pode usar muita criatividade. Elas podem ser funcionais, além de não impactarem o meio ambiente. Mudas de plantas, pequenos cactos ou sementes de flores são algumas opções que poderão encantar seus convidados.

  1. Cerimônia e recepção

Prefira realizar o seu casamento durante o dia para aproveitar melhor a luz do sol, economizando na energia elétrica. Uma dica muito importante é fazer a festa e a cerimônia em um mesmo local, ou em lugares próximos. Isso evita o deslocamento dos carros e, com isso, há redução na emissão de gases nocivos à atmosfera.

  1. Comes e bebes

Comida e bebida podem ser responsáveis por uma produção significativa do lixo da sua festa. Portanto, opte por pratos, talheres e copos de vidro e tente minimizar o uso de plástico. Além disso, escolha comidas saudáveis, de preferência orgânicas, pois não possuem agrotóxicos. Cuidar bem da nossa saúde também é uma atitude sustentável.

Realizar um casamento sustentável pode ter inúmeras vantagens, não apenas para o meio ambiente. As ações ecologicamente corretas reduzem nosso impacto no planeta, nos faz buscar por alternativas mais criativas e, no final das contas, você acaba economizando muito dinheiro.

Gostou das dicas? Comece fazendo uma lista virtual no Quero de Casamento, onde é possível transformar os presentes dos convidados em créditos, que podem ser trocados pelos próprios presentes (no Magalu) ou em passagens aéreas para qualquer lugar do mundo. 

 

 

 

 

Comentários 0

Comentários