Planejamento

Checklist: Conheça as etapas para organizar um casamento

01
FEV

Checklist: Conheça as etapas para organizar um casamento

Quando chega o grande dia, também vem o alívio de tudo o que foi planejado ter finalmente dado certo. Mas, antes disso, os noivos passam por uma longa jornada que envolve um complexo passo a passo para organizar um casamento dos sonhos.

No post a seguir, confira o que você vai precisar antes de começar esse desafio e quais são os passos a seguir para que tudo dê certo. Boa leitura!

O que precisa para organizar um casamento?

Para preparar o casamento, você deve ter três condições básicas, que permitem organizar e pôr em prática qualquer cerimônia.

  •       Tempo: afinal, mesmo com ajuda, é você quem vai dar a palavra final sobre cada detalhe.
  •       Paciência: você vai ver muita coisa, confrontar opiniões e ficar com muitas dúvidas, por isso, precisa ir com calma e lembrar que tudo vai dar certo.
  •       Dinheiro: mesmo um casamento simples precisa de um mínimo de orçamento, portanto, é uma das primeiras coisas que você deve ter na prática.

Qual é o passo a passo para organizar um casamento?

Depois de planejar o básico, agora você pode realizar o passo a passo para organizar um casamento. Confira as etapas que deve seguir!

Comece pelo principal

Para começar, você precisa definir tudo aquilo que é principal do casamento. Para isso, comece sabendo qual é o seu orçamento real. Depois, determine quais tipos de cerimônia quer ter e distribua os valores entre elas. Por exemplo, quanto precisa pagar em um casamento civil ou se vai realizá-lo junto com uma cerimônia religiosa.

Com esse aspecto determinado, procure o local onde quer casar e planeje a data. Por fim, e não menos importante, faça a lista de convidados, conforme seu orçamento e prioridade das pessoas.

Faça os contratos

Sabendo quando e onde, chega a hora de decidir como vai ser o casamento. Para isso, você pode escolher um tema que vai guiar todo o resto, bem como precisa definir tudo o que compõe a celebração:

  •   bufê;
  •   decoração;
  •   fotografia.

Geralmente, esses são os detalhes mais caros e também os mais variados. Afinal, você conta com várias opções. Por isso, é importante pesquisar bastante e garantir os serviços que ofereçam o melhor custo-benefício.

Aliás, você pode otimizá-los em um só. Por exemplo, que tal fazer a festa em um restaurante? Assim, você já garante o local, a comida, as cadeiras e até um pouco de decoração, sem precisar contratar equipes à parte.

Outro aspecto é que você pode contar com uma assessoria especializada em casamentos. Dessa forma, pode aproveitar a ajuda de uma pessoa especializada, que vai atrás de muitos detalhes para você e pode poupar tempo.

Independentemente do que for escolher, é fundamental ler bem os contratos e garantir que está lidando com empresas e profissionais confiáveis, que entreguem tudo o que foi prometido.

Planeje os detalhes

Com os aspectos maiores em andamento, você precisa também planejar os pequenos detalhes. Por exemplo, as lembrancinhas que quer dar aos convidados, a cor dos vestidos das madrinhas, o vestido e o buquê.

Já no âmbito pessoal, é preciso definir quem vão ser as madrinhas e os padrinhos, bem como daminhas, pajens e outras pessoas que participam diretamente da cerimônia.

Coloque outros sonhos em ação

Com o casamento, outros dois grandes sonhos vêm no pacote. O primeiro, é o da lua de mel, que você deve planejar lá no início, a fim de distribuir o orçamento.

O outro é a sua nova casa, que pode ser alugada ou própria, mas precisa ser montada. Para isso, também nos estágios iniciais do planejamento, você pode criar uma lista de presentes para definir o que precisa. Assim, os convidados podem ajudar vocês a criar um novo lar.

Casar não é algo tão simples. Afinal, leva tempo e muito planejamento para preparar tudo. Por isso, é importante que você siga o passo a passo para organizar um casamento. Dessa forma, nenhum detalhe vai ficar de fora e você pode decidir tudo com calma e com a certeza de tomar a decisão certa. Depois, é só aproveitar a celebração e a sua nova vida.

Vai montar a lista de presentes e não sabe bem o que escolher? Conheça os itens indispensáveis para cozinha!

 

 

 

 

 

 

Comentários 0

Comentários