Outras tradições

8 tradições que reforçam o casamento no Brasil

05
MAI

8 tradições que reforçam o casamento no Brasil

O brasileiro adora uma festa! Não é à toa que somos vistos, pelo mundo inteiro, como uma das nações mais festeiras do planeta. Então, nada mais natural do que essa fama também se estender para o modo como celebramos os casamentos, certo? No entanto, o jeitinho brasileiro de festejar esse momento tem muito a ver com as tradições de casamentos que fazem parte da nossa rotina. Elas são indispensáveis para uma “festa de respeito”.

Mas, afinal, quais são as principais tradições de casamento no Brasil? Pensando nessa dúvida, criamos uma lista com algumas das principais para que você possa começar, desde já, a organizar o roteiro do seu grande dia. Boa leitura! 

Cardápio recheado
Se tem uma coisa sobre a qual os brasileiros entendem muito bem, essa coisa é comida. Somos donos de pratos maravilhosos e adoramos uma boa fartura em nossas comemorações! Por isso, as festas de casamento brasileiras são regadas a muitos quitutes como bem-casados (indispensáveis!) e um bolo de vários andares

Buquê de flores
O buquê também é uma tradição que não pode faltar em nossos casamentos, assim como a sua famosa jogada para definir quem é a próxima noivinha do pedaço. Esse é um momento muito divertido e que costuma render ótimas risadas.

Chuva de arroz
A chuva de arroz teve origem na China, há milhares de anos. Ela representa o ato de desejar, aos recém-casados, muita prosperidade e até mesmo fertilidade nessa nova fase das suas vidas. Mas aqui no Brasil, a gente adaptou. Além do arroz, outros tipos de chuva são sinônimo de bons-ventos aos pombinhos.

Superstições
O brasileiro é um povo cheio de superstições. Dentre as que fazem parte do momento do casamento, estão o fato do noivo não poder ver a noiva, a escrita do nome de pessoas importantes na barra do vestido, a chegada do noivo antes da noiva na cerimônia e mais. Qual é a sua favorita

Reunião da família
Um bom casamento brasileiro não pode acontecer sem a presença de toda a família! Embora festas intimistas sejam super liberadas, uma das tradições envolve reunir todos aqueles que amamos (e até mesmo algumas pessoas não tão próximas assim). Quanto mais gente, melhor!

Inimigos do fim
Além disso, somos um povo muito animado. Então, os casamentos trazem muitos elementos dessa felicidade nacional. Não é incomum as festas virarem a noite, sempre regadas a muita música, pista de dança repleta de passinhos (e agora dancinhas) e diversão.

Roupas coloridas
Em muitos países, as madrinhas costumam usar a mesma cor de vestido. Aqui, nem sempre esse é o caso! Gostamos de cores e está completamente liberado investir em uma festa super colorida e alto-astral.

Troca de alianças
A troca de alianças é um dos momentos mais bonitos do casamento, sendo uma tradição milenar. Aqui, acontece o símbolo máximo do comprometimento entre o casal. Você pode colocar o toque que desejar, mas a hora do “sim” é absolutamente sagrada na cerimônia. E sempre vem aquele frio na barriga na hora do: "Se alguém se opõe a este matrimônio, fale agora ou cale-se para sempre".

Essas tradições de casamentos não são obrigatórias, mas fazem com que a festa tenha uma cara mais familiar e, claro, muito brasileira. Então, vale a pena incluir algumas delas no seu grande dia e guardá-las para sempre em sua memória.

Agora, que tal compartilhar essas informações com o mozão ou algum casal amigo que vai se casar logo, logo? Assim, mais pessoas podem conhecer as tradições que o "Quero de Casamento" separou para você. Até a próxima!





Comentários 0

Comentários