Outras tradições

Cinco tradições do casamento e suas origens

05
AGO

Cinco tradições do casamento e suas origens

Todas as culturas têm seu modo de festejar o encontro amoroso entre duas pessoas. São sempre cerimônias repletas de simbolismo e significados. Você sabe o que significa e como surgiram as principais tradições de casamentos? Confira abaixo:

Vestido Branco

Hoje é até difícil de acreditar, mas a tradição pedia um vestido preto, geralmente simples, nada especial para a cerimônia. Tudo isso mudou em 1840, quando a Rainha Vitória do Reino Unido casou-se com o Príncipe Albert usando um luxuoso vestido branco de cetim e renda. A cor branca foi usada por não ser muito comum para casamentos naquela época, e assim, a ousadia virou uma tradição. 

Véu da noiva

Na Grécia Antiga, o véu era usado como parte da veste feminina da nobreza, que o usava para proteger do sol, vento e até insetos. O véu foi adicionado ao casamento como um símbolo de proteção, seu tecido era grosso e impedia a noiva de enxergar corretamente o caminho até ao altar.

Em muitas religiões, o véu significa humildade e respeito as palavras de Deus. 

Buquê da noiva

O buquê tem suas origens entre os gregos e romanos antigos e há relatos do uso entre os egípcios, também. O buquê surgiu como um símbolo capaz de trazer sorte e afastar os males. No início o buquê era formado por ervas e especiarias perfumadas, as flores foram adicionadas para representar um novo começo que inclui fertilidade e esperança.

Jogar o buquê para os convidados foi uma tradição iniciada na França, já como símbolo de sorte para as solteiras que buscavam um casamento. 

Alianças

Historiadores apontam que os Faraós do Antigo Egito já usavam anéis como um símbolo de união eterna. A tradição atravessou séculos, e hoje, está presente em quase todas as culturas do planeta.

A aliança é usada no quarto dedo da mão esquerda porque os romanos acreditavam que nela passava a “veia do amor” que estava diretamente ligada ao coração.

Bolo de casamento

Na Inglaterra medieval, a tradição era empilhar pães o mais alto possível para que os noivos enfrentassem a torre para dar um beijo, que se bem sucedido, garantia uma vida próspera. 

E segundo a tradição, um chef francês viu o ritual de empilhar pãezinhos e criou o Croquembouche, um sobremesa tradicional francesa, com carolinas recheadas, finalizadas e empilhadas com calda de caramelo. Foi então que a torre de carolinas virou um grande e imponente bolo. Apesar da mudança, esta sobremesa ainda é bem comum em casamentos franceses. 

O bolo de casamento representa fartura e boa sorte.

 

Comentários 0

Comentários