Outras tradições

Casamento no metaverso: como funciona a cerimônia nesse novo universo

17
MAR

Casamento no metaverso: como funciona a cerimônia nesse novo universo

Os casamentos virtuais se adequaram aos tempos pandêmicos, nos últimos anos, por causa das limitações de ocupar espaços e aglomerar convidados e familiares. Por este motivo, as cerimônias via Zoom e Meet se tornaram algo comum, abrindo espaço para uma outra vertente: o casamento no metaverso, uma dimensão tempo-espaço que flerta com a nossa realidade. Mas como isso tudo funciona? O Quero de Casamento te explica… 

CERIMÔNIA

A cerimônia acontece normalmente no Metaverso (existem diferentes empresas explorando esse espaço), contando com daminhas de honra, brindes, dança, discursos etc. Diferentemente das cerimônias online, nesta nova modalidade os convidados saem de cena  apenas suas telinhas chapadas para estarem presentes com seus avatares 3D, que além de marcarem presença na cerimônia podem interagir como se fosse um jogo de videogame. Mas, na realidade, são uma outra dimensão. 

DÉCOR

Dentro de cada plataforma, existe uma equipe especializada na construção do seu conto de fadas. O casal escolhe os looks, músicas, flores, brindes, tudo que um casamento presencial promete, o virtual também entrega. Igrejas são posicionadas em terrenos virtuais e ganham elementos que as tornam, cada vez mais parecidas com a 

nossa realidade. É possível até escolher sua posição na igreja onde se posicionar nos genuflexórios (móvel para rezar ajoelhado sobre o qual, geralmente, ficam expostos os livros de orações).

PLATAFORMAS

Existem diversas empresas especializadas na construção dessa celebração dos sonhos, com enfoque no casamento customizado. Enquanto o casal celebra a união presencialmente, o evento também acontece na plataforma de escolha do casal, como o Descentraland e The Sandbox. Tudo do seu jeito! Nesta modalidade, as roupas dos noivos podem ser desenhadas por um estilista e virarem um NFT (token não-fungível), que torna aquela skin (roupa) algo único e verdadeiro, que só os noivos têm.

E OS PRESENTES?

Na hora de escolher os presentes, você pode utilizar uma plataforma online para mostrar as conquistas do casal, compartilhar histórias, convidar os familiares e amigos, e até mesmo receber os presentes como o Quero de Casamento, onde os gifts se tornam créditos e o casal escolhe o que precisa de verdade - seja itens para a casa ou passagens aéreas para a tão aguardada lua de mel. Outra possibilidade é presentear o casal NFTs, obras de arte virtuais, cujo token não-fungível garante a originalidade. Está tudo ao seu alcance!

OS PRIMEIROS

O casal indiano Dinesh Sivakumar Padmavathi e Janaganandhini Ramaswamy, da cidade de Tamil Nadu (Índia), foram um dos primeiros pombinhos no mundo todo a celebrar o casamento no metaverso e convidaram 2 mil pessoas sua recepção virtual. Os primeiros brasileiros a celebrar seu amor no metaverso da América Latina serão a apresentadora e especialista em tecnologia da CNN Brasil, Rita Wu, e o noivo André Mertens, que também trabalha com tecnologias digitais. 

PARA TODOS

Em breve, esse tipo de cerimônia será uma realidade acessível para muitos casais, visto que a Meta (empresa dona de redes sociais como Facebook, Instagram e Whatsapp) prepara sua entrada nessa terra pouco explorada para um novo jeito de experienciar a internet, na chamada Web 3.0.

Inspirados pelos jogos de videogame, os avatares vão ganhando cada vez mais espaço e um realismo impressionante - como os jogos de VR (realidade virtual). Ter que fazer substituições de última hora e sentir falta daquele parente que não conseguiu vir não é mais um problema. As relações são diferentes e o mundo do casamento nunca mais será o mesmo. Preparados? 

 

 

Comentários 0

Comentários