Planejamento

Como começar o planejamento financeiro do casamento?

28
MAI

Como começar o planejamento financeiro do casamento?

6 passos para começar a se planejar financeiramente para ter o grande dia dos sonhos.

“Ih, fiquei noiva(o) e nem sei por onde começar?”

 Muita calma nessa hora. Nós vamos te ajudar com isso, noivos.

Um dos primeiros passos para começar o planejamento de um casamento é planejamento financeiro. Isso determina quanto os noivos tem pra gastar, onde podem gastar, onde investir mais e onde economizar. 

Essa fase pré-casamento é marcada por muitos gastos: cerimônia, casa nova, festa, buffet, flores. Um momento, certamente, emocionante mas também bem estressante para os noivos. Por isso, trouxemos dicas bem legais para dar o pontapé inicial do planejamento de vocês.

  1. Escolha sua ferramenta.

Primeira coisa para começar a planejar seu orçamento: Tenha em mãos a ferramenta que vai te ajudar a organizar melhor seus gastos.

Você pode escolher uma planilha e ir atualizando conforme o planejamento for acontecendo ou um aplicativo que tenha a função de “organizar finanças”:

Coloque todos os itens que vocês precisam pensar nessa planilha e parta para o segundo passo. 

APP: Existem apps que ajudam a controlar a organização do casamento, como o orçamento, listas fornecedores. O Quero de Casamento tem um app para o controle da lista de presentes e de presentes já recebidos, por exemplo.

Pronto. Depois de decidir a ferramenta é hora de colocar os sonhos e os projetos na mesa. 

  1. Estamos prontos, vamos. 

Noivos, essa é a etapa onde os dois precisam sentar e fazer contas. Quanto vocês querem gastar no casamento? Quanto vocês tem guardado? Quanto vocês precisam poupar por mês? Em quanto tempo vocês vão conseguir poupar e chegar no “valor que vocês querem gastar no casamento”. Vocês vão ter que poupar por um ano? Dois? Façam as contas e decidam o budget (valor final das despesas). Com isso determinado, vamos ao próximo passo.

  1. Decida o estilo da sua festa. 

Decida o mood do seu casamento. É rústico, clássico, moderno? Isso determina itens importantes do seu orçamento: Lugar, tipo de vestido, tipo de decoração, número de convidados. Detalhes importantes para começar a cotar. 

  1. Os três P’s: Pesquisa, preço e pechincha! 

Com o estilo de casamento definido, os noivos podem começar a cotar os valores com os fornecedores. E não tenham medo de pedir descontos. Cada centavo economizado conta muito para seu planejamento financeiro. Que tal algumas dicas bem legais para dar aquela economizada no seu planejamento:

- Planeje com antecedência para garantir as melhores escolhas.

- Escolha datas menos concorridas para marcar sua data. O mês de maio, por exemplo, o famoso mês das noivas, costuma ser o mês mais caro para casamentos. 

- Defina o local. Fazer a cerimônia e a festa no mesmo local ou fazer sua própria decoração ajuda a economizar. Se preferir fazer o casamento na igreja, para economizar, fuja das mais famosas.

- Defina a sua lista de convidados e não convide ninguém por “obrigação”. Não esqueça que é o seu dia, o seu momento. Esqueça as formalidades e enxugue sua lista. Dá uma olhada nessa matéria aqui.

- Escolha os trajes. O vestido e o terno do noivo podem ser alugados. Isso ajuda muito no orçamento também. No nosso Papo de Especialista, a estilista Renata Castro deu algumas dicas sore como escolher o vestido certo dentro do seu orçamento. 

- Os convites podem ser virtuais. Além de muito práticos evitam que alguém perca ou esqueça. Inclusive, no no site do Quero de Casamento, os noivos podem imprimir mini-convites com o link da lista e verificar o RSVP (convidados que confirmaram presença). Assim, quando chegar na hora do Buffet, vocês conseguem planejar com precisão. Veja o tutorial de como imprimir suas mini-tags ;)

-Escolha flores da estação, são muito mais em conta (vem ver as sugestões da florista Fernanda Zagatti). 

- Vocês sabiam que podem ter as bebidas em consignação? Muitos fornecedores disponibilizam essa opção. Você compra uma parte e a outra parte fica em consignação. Os noivos pagam apenas se forem usadas, senão, são devolvidas. Muito legal, não é? Pesquise com seus fornecedores. 

- A música do casamento. Em geral, as bandas costumam ser mais caras do que um DJ.

- Lembrancinhas. Que tal escolher lembrancinhas que os próprios noivos podem confeccionar? Além de super econômico pode ser um momento romântico bem legal para o casal. 

Façam muitos orçamentos. Pesquisem bastante. 

Podem usar nosso Pinterest para se inspirar a vontade! 

  1. Foco na meta!

O mais importante do planejamento do grande dia é não esquecer que algumas metas requerem alguns sacrifícios. É normal que, esse momento, traga bastante estresse e alguns cortes. Por isso é muito importante não tirar os olhos da meta. O grande dia de sonhos vai acontecer e vai ser muito mais incrível do que vocês conseguem sonhar hoje. A jornada vai valer a pena. 

  1. Escolha sua lista de presentes.

Adivinha qual é a lista de presentes mais completa para quem vai casar, morar junto, fazer lista de chá bar, chá de panelas?

Exatamente! Quero de casamento. 

O Quero de Casamento está aqui para ser um suporte para os noivos em todas as etapas desse sonho com dicas, inspirações, descontração para deixar tudo mais leve e claro, a ser a sua lista de presentes. Além de inúmeras funções muito legais, são milhares de opções de presentes. E, o melhor: DE GRAÇA! O que vai te ajudar MUITO no seu planejamento financeiro. É só baixar o App do Quero de Casamento e começar a escolher seus produtos. E, ah, todos os seus presentes viram créditos para você usar como quiser no site do Magazine Luiza, e por passagens aéreas para a Lua de mel dos sonhos. 

Gostaram das nossas dicas? Então não esquece de compartilhar com seus amigos que também vão subir no altar ou estão planejando morar junto. 

Não se esqueça que nossa página do Instagram é repleta de conteúdos bacanas para quem está próximo de subir no altar. Siga nossa perfil e fique por dentro de tudo! 

Quero de Casamento, seu final feliz começa aqui. 

Comentários 0

Comentários