Dicas

Guia completo para lapelas no casamento

16
ABR

Guia completo para lapelas no casamento

Se você já ouviu falar em lapelas de casamento, provavelmente sabe que esses pequenos acessórios têm o poder de elevar instantaneamente o visual do noivo, adicionando um toque de elegância e personalidade à sua roupa. Mas você já se perguntou de onde vem essa tradição? Vamos fazer uma breve viagem pela história para entender melhor antes de mergulhar nas dicas e inspirações para lapelas no seu grande dia.

Origem da Lapela:

A história da lapela remonta aos tempos antigos, quando os homens usavam flores para afastar maus espíritos e simbolizar amor, felicidade e fertilidade. No século XIX, na Inglaterra vitoriana, a lapela evoluiu para um acessório de moda elegante e sofisticado, usado principalmente em ocasiões formais, como casamentos e eventos importantes.

Inicialmente, as lapelas eram usadas com propósitos práticos, como perfumar ou afastar odores desagradáveis. Com o tempo, no entanto, elas se tornaram uma declaração de estilo, com diferentes flores e designs simbolizando diferentes significados e estilos de vida.

O que são Lapelas?

Para os noivos contemporâneos, as lapelas são pequenos arranjos florais ou de tecido usados no paletó, geralmente presos à casa do botão esquerdo. Elas acrescentam um toque de cor, textura e sofisticação ao traje, complementando o visual do noivo e harmonizando com o tema e estilo do casamento.

Como escolher a Lapela perfeita?

Estilo do casamento: Primeiro, leve em consideração o estilo e tema do casamento. Se for um casamento clássico e tradicional, uma lapela de flor branca, como a rosa ou lírio-do-vale, pode ser uma escolha elegante. Para um casamento mais descontraído e rústico, opte por flores silvestres ou suculentas.

Cores e combinações: As lapelas devem harmonizar com a paleta de cores do casamento. Considere cores complementares ou tonalidades que contrastem suavemente com o traje do noivo e o buquê da noiva.

Tamanho e proporção: O tamanho da lapela deve ser proporcional ao tamanho do paletó e ao corpo do noivo. Evite lapelas muito grandes que possam dominar o visual ou muito pequenas que passam despercebidas.

Estação do ano: Leve em conta a estação do ano ao escolher as flores da lapela. Opte por flores sazonais e resistentes ao clima para garantir que permaneçam frescas e vibrantes durante todo o dia.

Significado das flores: Se você deseja adicionar um toque especial à lapela, escolha flores que tenham um significado especial para você e seu parceiro. Pesquise sobre o simbolismo das flores e escolha aquelas que reflitam seus sentimentos e valores.

Lapelas alternativas:

Além das tradicionais lapelas florais, existem várias opções alternativas para os noivos mais criativos e ousados. Lapelas de tecido, como laços de fita de cetim ou broches elegantes, podem ser uma escolha moderna e sofisticada. Ou que tal uma lapela personalizada com um pequeno detalhe que represente um hobby ou interesse compartilhado pelo casal?

Independentemente do estilo ou tema do seu casamento, as lapelas oferecem uma oportunidade única de expressar sua personalidade e estilo individual no grande dia. Desde as tradicionais flores até as opções mais modernas e criativas, há uma lapela perfeita para cada noivo. Então, aproveite a oportunidade para escolher a lapela dos seus sonhos e adicione um toque de elegância e charme ao seu traje de casamento!

Comentários 0

Comentários