Decoração

Design biofílico: uma nova proposta para o lar dos pombinhos.

19
AGO

Design biofílico: uma nova proposta para o lar dos pombinhos.

Desde o isolamento social o contato com o nosso lar ganhou um novo significado. O tempo a mais dentro de casa fez com que muitas pessoas repensassem sobre saúde e bem-estar. Uma das medidas foi levar a natureza para o espaço interno através do design biofílico. 

Nesse texto falaremos mais a fundo sobre essa tendência que pode transformar o lar e a vida dos pombinhos. Continue lendo para saber mais!

Mais do que uma decoração.

O conceito do design biofílico consiste em manter corpo e mente em sintonia, e acredita-se que essa percepção ambiental influencia em diferentes campos, como: 

  • Saúde
  • Produtividade
  • Emoção e bem-estar.

Estudos ainda comprovam que a produtividade em um ambiente biofílico chega a ser aproximadamente 40% maior do que em ambientes comuns [Loftness, V. e Snyder, M.]. 

Mas afinal, o que é o design biofílico? 

Como visto, o conceito vai muito além do uso de plantas na decoração, pois trata-se de uma forma criativa do uso de materiais variados na disposição do ambiente, sobretudo plantas, a fim de gerar espaços que proporcionem bem-estar aos moradores.

Dicas para os pombinhos criarem um espaço biofílico.

  1. Prefira cores naturais.

Isso é, desde a temperatura da iluminação, onde é preferível evitar cores quentes como o azul, ou muito frias, como o laranja, até pinturas da parede onde é melhor investir em tons bege, marrom e verde.

  1. Evite o exagero das plantas!

Sabe aquele ditado “menos é mais”? Não se esqueça dele na hora de preencher sua casa e do mozão com as plantas. Concordamos que elas são elementos fundamentais para essa tarefa, mas é preciso existir harmonia entre os espaços. 

Pergunte ao seu fornecedor quais espécies melhores se adaptam aos ambientes internos e, se você não tiver um jardim iluminado, escolha aquelas que não necessitam de luz natural direta. Abaixo pontuamos alguns exemplos, confira!

 Bromélias.

Além da variedade de espécies, elas são ótimas para decorarem ambientes de forma isolada, como em pequenos conjuntos. E o mais importante, exigem pouca manutenção. Ainda vale saber que em dias muito quentes, basta aplicar água com borrifador em sua parte central.

Cactáceas e Suculentas.

Ambas não necessitam de sol direito. Enquanto as cactáceas preferem ambientes de maior iluminação, as suculentas se satisfazem com luz mais indireta. As opções geralmente são usadas na composição de pequenos terrários e demandam pouca manutenção, exceto sua rega cuidadosa, que não deve ultrapassar uma vez por semana.

Pacová.

Também conhecida como babosa-de-pau possui folhagem bastante ornamental. Seu caule curto e suas grandes folhas verde escuro brilhantes e ovais criam uma ótima aparência. Essa espécie desenvolve-se à meia sombra, e também em substratos ricos em matéria orgânica.

Esses são alguns exemplos dentre um universo de possibilidades. Verifique as melhores opções para o seu estilo e do mozão com profissionais da área.

Utilize aspectos da natureza.

Invista em padrões que remetem à natureza. Ou seja, ao invés de comprar uma mesa branca, prefira os modelos amadeirados. Leve esse pensamento para os demais móveis também, e até mesmo para o chão, onde um cimento que lembre aos tons de pedras naturais funcionam melhor que cerâmica fria.

Decoração natural.

Crie vida ao ambiente levando quadros que ilustram a natureza, como árvores, esculturas orgânicas, artesanatos ou materiais rústicos. Os materiais sustentáveis também tem tudo a ver com a proposta. 

De modo geral priorize iluminação e ventilação naturais; opte por revestimentos, móveis e adornos feitos de materiais naturais com origem certificada ou sintéticos que reproduzam essas texturas, como madeira, pedra, palha, grama, entre outros. 

Como visto, introduzir o design biofílico em casa é um investimento que requer atenção e escolhas corretas. No entanto, o resultado se reflete em um lar aconchegante, acolhedor e saudável para viver ao lado do mozão. 

Quer saber mais sobre esse tema? Em nosso blog você encontra outros assuntos pertinentes para sua casa!

 





Comentários 0

Comentários