Open house

Monte a sala de jantar perfeita para receber amigos e convidados

03
JAN

Monte a sala de jantar perfeita para receber amigos e convidados

Você e o mozão são do tipo que adoram receber visitas em casa? Depois da tão aguardada festa e da desejada lua de mel, chegou a hora de apresentar aos padrinhos e amigos o espaço que vocês transformaram em lar. E nada melhor do que promover aquele jantarzinho para celebrar essa união. 

Já aproveita o ensejo para usar aqueles créditos no Quero de Casamento, que se transformaram em presente. Reunimos aqui alguns itens essenciais que devem ser levados em conta na hora de montar a sala de jantar. Dos móveis aos pratos, passando por utensílios, taças, copos e adereços, inspire-se para compor esse ambiente.

MESAS E CADEIRAS

Monte este ambiente como uma extensão da sala ou da cozinha, acompanhando o design, sem esquecer do conforto! Qual o tamanho do espaço que você tem em casa e quantas pessoas, geralmente, recebe? Cabe uma mesa quadrada, retangular ou redonda? Estes são os pontos de partida para a escolha do conjunto. Gosta de brincar com os móveis? Compre as cadeiras separadas e varie o estilo. Veja modelos para inspirar: 

Estilo industrial (2 bancos)

Laura (4 cadeiras)

Valência - Retangular com tampo de vidro (6 lugares)

Joia Nogueira Gold (8 lugares)

Mesa Lottus com tampo de vidro e MDF (8 lugares)

Industrial Espresso (8 lugares)

LUMINÁRIAS E PENDENTES

Quem cuida de cada detalhe de casa sabe o quanto a iluminação é importante. A luz pode mudar completamente a decoração de um ambiente. Por isso, pense bem no tipo de luminária ou pendente que vai usar na sua sala de jantar. Faça escolhas que dão sensação de conforto e aconchego e não esquentam demais o espaço. 

APARADOR, BUFFET E CRISTALEIRA

O aparador é aquele móvel que serve de apoio para colocar as travessas, assim como o buffet. Além de objetos decorativos, como plantas e quadros, é possível expor sua máquina de café expresso, pipoqueira e até mesmo uma bandeja que faz as vezes de bar. Na parte de baixo, guarde o aparelho de jantar e louças que não precisam ficar à mostra no dia a dia. 

As cristaleiras servem para exibir as belas taças, copos e aparelhos de chá e café, pois geralmente são feitas de vidro, onde é possível visualizar todo o conjunto. Algumas vêm até com espaço para descansar bebidas alcoólicas. 

APARELHO DE JANTAR

Transparentes, floridos, geométricos ou apenas com uma cor, o aparelho de jantar (com pratos, pires, travessas, xícaras, bowls e mais) deve acompanhar o estilo do casal. Ele vai acompanhá-los não só no dia a dia, mas também em ocasiões especiais.

TOALHA, SOUSPLAT E JOGO AMERICANO 

Na hora de escolher as toalhas, opte por aquelas mais versáteis e tons mais sóbrios, como branco, off-white e até mesmo color block. Para dar um toque mais refinado à montação, brinque com os sousplat. Eles podem trazer a irreverência dos recém-casados e podem dar match com os guardanapos de pano. No dia a dia, os jogos americanos podem ir direto para a mesa sem o auxílio da toalha por baixo e ajudam a manter a limpeza. 

COPOS E TAÇAS

Copos para água e suco são duas frentes must-have na hora de compor os itens da sala de jantar. Você pode ter um terceiro conjunto para usar no cotidiano, também, e em maior quantidade. Pois, quanto maior a frequência, os riscos de quebrá-los são maiores. 

Para ocasiões festivas, é importante ter copos adequados para servir cerveja, caipirinha e uísque, além das taças de champagne, vinho, gin e - por que não? - martini. Copos de aperitivo e shots também devem aparecer nos essenciais. Aproveita que tá na seção e adicione a coqueteleira e uma colher bailarina para dar um ar profissional às visitas!

FAQUEIRO E PORTA-GUARDANAPO

A decisão pelo número de peças do faqueiro também deve se pautar pelo número de pessoas que, geralmente, recebem em casa. Os itens básicos são: garfo, faca e colher de sopa, comumente usados nas principais refeições. Os preços vão subindo à medida que ganham mais itens, como colheres de chá e café, garfos de sobremesa, colheres para servir salada, servidor de torta, concha, talheres para peixe e afins. 

Como estamos montando a lista para a sala de jantar para receber convidados, é interessante pensar também em tábua de carnes e até mesmo facas de corte, seja para usar na hora de servir ou no tradicional churrasco do fim de semana. Por fim, pense também no porta-guardanapos de mesa (para o de papel) ou naquele redondinho, em formato de argola, que vai envolto no de guardanapo de pano

ADEGA E ABRIDOR DE GARRAFAS ELETRÔNICO

Em formato de móvel em madeira, para ficar no chão ou pendurar nas paredes, e até mesmo com climatizador para manter a temperatura ideal (como as eletrônicas), as adegas trazem um ar de elegância e praticidade para os apreciadores de vinho. De diferentes tamanhos, com prateleiras e espaços para armazenamento, cabem em qualquer espaço.  

Os saca-rolhas se modernizaram e além do tradicional modelo de aço inox e plástico, você pode se aproximar do status de sommelier com os kits especiais ou abridor elétrico. Alguns vêm acompanhados de cortador de lacre, termômetro para medir a temperatura, bomba manual de vácuo (para tirar o ar da garrafa), além de bicos para servir e armazenar. 

APARELHO DE FONDUE  E TÁBUAS

Quando o friozinho bater, nada melhor do que aquele fondue para reunir os amigos e jogar conversa fora. Para manter a receita suíça quentinha (e muito querida pelos brasileiros), o Magalu tem o aparelho de fondue ideal para você. Quer ainda mais praticidade? Petisqueira, tábua de frios e kit pizza são opções para fazer bonito ao receber.

 


 

Comentários 0

Comentários