Chá De Bebê

Você sabe o que faz uma doula?

26
JAN

Você sabe o que faz uma doula?

A chegada de um bebê é um acontecimento relevante para os responsáveis envolvidos na sua chegada. Para a pessoa que está gerando aquela vida por nove meses e vai chegar ao momento do parto, o processo é ainda mais árduo.

A hora de trazer uma criança ao mundo é desafiadora, ainda mais para pessoas grávidas do primeiro filho ou filha. Incertezas, inseguranças, sentimentos diversos e questões físicas estão envolvidas com a gravidez do início ao fim.

O apoio feminino sempre foi importante nesses momentos. Mães, avós ou outras mulheres mais experientes da comunidade, historicamente, em diversas culturas, acompanham a jornada de nove meses de quem vai dar à luz.

Com o passar do tempo e a profissionalização da saúde, esse costume foi deixando de acontecer com frequência. A atenção do pré-natal passou para o apoio de enfermeiras e de profissionais de medicina obstetrícia.

Buscando trazer de volta essa forma de apoio às mulheres grávidas, a função de doula vem retomando força nos últimos anos. Vamos conhecer mais sobre essa profissão?

Simplificando: o que é uma doula? 

A doula é uma mulher que prepara as gestantes para a experiência durante todo o processo de gestação e, finalmente, de parto positivas. Ela é uma pessoa que dá suporte físico e emocional ao núcleo familiar que está recebendo um bebê.

Antes do nascimento, ela prepara a mãe com informações, exercícios e o auxílio no plano de parto. Durante todo o processo do parto, ela permanece junto à mãe encorajando-a, auxiliando na movimentação, sugerindo posições e ajudando o pai a se envolver em um momento tão importante.

A doula substitui profissionais de saúde?

A doula é mais um apoio para os responsáveis durante a chegada do bebê, mas é importante deixar claro que a sua atuação não substitui o acompanhamento de enfermeiras ou médicas obstétricas.

Ela não é responsável por nenhum procedimento médico com a gestante ou o bebê. Seu papel em todos os momentos é dar o suporte emocional à mãe — no máximo sugerir posições, massagens ou outras ações de apoio.

Doula como atividade profissional

Conforme classificação do Ministério do Trabalho, a profissão de doula está entre as ocupações referentes a tecnólogos e técnicos em terapias complementares e estéticas. Para exercê-la, é preciso ser maior de idade, ter Ensino Médio completo, além de curso de formação específica de, no mínimo, 80h de duração com práticas supervisionadas.

A Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) descreve a ocupação das doulas da seguinte forma:

“(...) visam prestar suporte contínuo à gestante no ciclo gravídico puerperal, favorecendo a evolução do parto e bem-estar da gestante. Avaliam as disfunções fisiológicas, sistêmicas, energéticas, vibracionais e inestéticas dos pacientes/clientes. Recomendam a seus pacientes/clientes a prática de exercícios, o uso de essências florais e fitoterápicos com o objetivo de diminuir dores, reconduzir ao equilíbrio energético, fisiológico e psico-orgânico, bem como cosméticos, cosmecêuticos e óleos essenciais, visando sua saúde e bem-estar. Alguns profissionais fazem uso de instrumental pérfuro-cortante, medicamentos de uso tópico e órteses; outros aplicam métodos das medicinas oriental e convencional.”

Gostou de saber mais sobre a atuação da doula? Quer falar sobre isso com outras pessoas que estão esperando a chegada de um bebê na família? Comente nas nossas redes sociais:

Instagram

Grupo do Facebook

Pinterest

Comentários 0

Comentários