Dicas

Top 3 dicas para planejar a vida a dois

31
MAI

Top 3 dicas para planejar a vida a dois

Todo casal em um determinado ponto do relacionamento sonha em “dividir as escovas” e formar um lar, mas essa tarefa exige planejamento financeiro e a consciência de regras bem estabelecidas. Para ajudar casais apaixonados, separamos dicas muito valiosas para esse momento da vida: 

1 - Conversem bastante a alinhem expectativas

Não tem jeito! O casal é formado por duas pessoas que podem ter conflitos com questões que envolvem uma série de decisões. Morar juntos antes do casamento ou depois? Um pode ter preferência por uma casa maior em um bairro mais afastado, enquanto o outro pode priorizar somente a localização geográfica. Claro que existem variantes financeiras que podem apresentar peso nesse tipo de decisão, por isso, é muito importante conversar bastante e alinhar essas expectativas, listar vantagens e desvantagens de cada caminho possível. Reservem um tempo para debater sobre essas questões a dois, em um ambiente tranquilo e sem opinadores por perto. 

2 - Façam planejamento financeiro

Ter um planejamento financeiro é fundamental, ainda mais se você pretende se mudar em breve. Comecem com uma reserva financeira para lidar com contratempos como eletrodomésticos quebrados e situações de aperto financeiro. Simulem gastos com alimentação, aluguel, financiamento, condomínio, IPTU, gás, eletricidade e outras despesas recorrentes.

Comecem a falar sobre a divisão de contas e como isso deve ser feito. Toda a gestão pode ficar centralizada em alguém e a outra pessoa transfere o valor que é a sua parte, por exemplo. Uma dica muito interessante é cadastrar em débito automático todas as contas que são recorrentes, principalmente aquelas que não têm alteração de valor mensal, como internet, plano de celular e TV por assinatura. 

3 - Busquem por um local dê privacidade aos dois

Uma rotina a dois requer adaptação, por isso, é importante pensar em um espaço que permita momentos de privacidade e espaço para tarefas individuais. Sabe aqueles apartamentos estilo lofts, bonitos, sem paredes e com todos os ambientes integrados? São opções para um solteiro, não para um casal. Pense em você em um momento de relaxamento depois de um dia de trabalho ou mesmo estudando, enquanto seu parceiro/parceira quer ouvir música ou assistir TV. Regras de convivência nesses momentos precisam existir, e na maioria das vezes, elas surgem com a intimidade do casal, mas levem em consideração que a privacidade também pode ser uma questão de espaço físico.

Gostou das dicas? Agora é só partir para o abraço ou melhor, juntar as escovas… tem outras dicas? Comente e ajude outros casais nessa missão. 







Comentários 0

Comentários