Festa

6 dicas para fechar sua lista de convidados

26
ABR

6 dicas para fechar sua lista de convidados

O planejamento do casamento começa por uma etapa que pode causar algumas dores de cabeça e polêmicas: a lista de convidados.

Essa lista é essencial, já que ela é capaz de fornecer informações preciosas para o restante do planejamento da cerimônia, como o tamanho da festa, o estilo de casamento e a quantidade de convites. Mas, afinal de contas, por onde começar uma lista de convidados e como lidar com mudanças inesperadas?

1 – Comece dividindo potenciais convidados em categorias

Sabe aquela função das redes sociais de fazer lista entre os ciclos sociais? Faça exatamente isso. Você pode usar uma tabela ou até mesmo uma folha de papel. Cada um do casal divide a listagem em colunas com categorias como: família, igreja, colegas de trabalho, amigos e outros grupos.. ah, não se esqueça dos cônjuges.

Faça esse processo com calma, utilize as redes sociais e a agenda do celular para certificar que ninguém ficou de fora.

2 – Pense nas faltas

Não faça uma lista com a quantidade exata dos convidados, pense sempre em um adicional de 10%. Assim, uma festa para 200 convidados, pode chegar a ter uma lista de 220 convidados.

3 – Não se sinta obrigada(o) a convidar

Atenção nessa dica! Faça com que isso vire um mantra durante o planejamento do seu grande dia. Não convide por obrigação!

Você não é obrigado a convidar todos os seus colegas de trabalho ou mesmo aquele amigo da família que não é tão próximo de vocês. Utilize a afinidade para fazer o primeiro filtro e prepare-se para cobranças externas (sim, elas sempre vão surgir).

4 – Faça um bom RSVP

Existem algumas maneiras de fazer um bom gerenciamento de confirmações: apps, sites de lista como o Quero de Casamento e até mesmo o bom e velho telefone. Busque um modo de ter essa lista integrada e bem atualizada. Ela é fundamental, uma vez que pode abrir vagas para pessoas que ficaram em uma “lista de espera” da cerimônia.

5 – Tenha um discurso afiado para os “cobradores”

Sabe aquele primo distante que surge do nada? Aquela pessoa que você não fala há anos? Elas sempre aparecem quando o planejamento do seu casamento passa a ser público (naquele momento em que o casal compartilha momentos como o ensaio para o Save The Date). Não conte mentiras como “vai ser um casamento só para os amigos”, seja coerente e diga a verdade.

Acredite, todo mundo sabe que um casamento é caro e que isso é um fator determinante na lista de 99,9% dos casais.

6 – Saiba lidar com a mudança de planos

Planos podem mudar a toda hora, ainda mais agora, que estamos passando por uma pandemia. Não são raros os casais que mudaram de um casamento tradicional para um mini weeding ou mesmo uma cerimônia em um espaço aberto. Seja sincero com os potenciais convidados (ou mesmo com os que já foram convidados).

Estamos em um momento de mudança de planos e todos devem compreender. Quem sabe um casamento mais intimista e uma grande festa de celebração quando tudo passar?

 

 

 

 

Comentários 0

Comentários