Outras tradições

Casamento Africano: Cores, representatividade e tradições.

11
SET

Casamento Africano: Cores, representatividade e tradições.

A África é um continente de muita diversidade étnica, cultural e social. Existem milhares de tribos diferentes, cada qual com seus próprios costumes, crenças e histórias. E isso também é transmitido nas tradições relacionadas ao casamento.

Vamos saber mais sobre isso, noivos?

Na África do sul, por exemplo, apesar de algumas alterações sofridas pela ocidentalização, as cerimônias ainda são carregadas de tradições e rituais. 

Trouxemos alguns rituais muito bonitos e significativos para inspirar os noivos que vão apostar no casamento étnico e cultural.

Na tradição africana, os noivos costumam trazer 4 elementos para a degustação: limão, vinagre, pimenta e mel, para que os convidados degustem juntamente com os recém-casados. Este ritual simboliza a promessa "tradicional" de amar "no melhor ou pior”, na riqueza ou na pobreza, na doença ou na saúde.

Outro elemento usado nas cerimônias Africanas é a Noz de Kola, um símbolo de cura usado para muitos fins médicos. Os noivos trocam nozes de kola com amigos e família simbolizando que eles sempre serão capazes de curar suas diferenças, que nenhuma adversidade jamais seria maior do que o amor que eles têm um pelo outro.

Uma simbologia muito bonita, não é mesmo noivos? 

Existe uma crença africana que acredita que, no casamento o casal está unindo, não só suas  vidas, mas também de suas famílias. Isso fica claro na alimentação servida no casamento para as famílias: cestas de pão ázimo, servido para os mais velhos de cada famílias em primeiro lugar, para mostrar respeito. Além disso, o costume dita que a noiva deve alimentar seu marido para mostrar aos seus convidados que ele será bem cuidado. Caso a noiva não faça isso corretamente, as mulheres seniores das famílias mostram como fazer corretamente. Assim que o noivo é servido, a noiva, oficialmente, apresenta-o aos seus pais que, pedem que ela confirme sua escolha na frente de todos os convidados, em voz alta e publicamente. 

E, para a dança do casal é tradicional que eles façam a famosa dança do dinheiro. Os recém-casados dançam enquanto seus convidados jogam dinheiro. O que acontece com todo o dinheiro coletado varia de cultura para cultura, alguns casais conseguem manter tudo como um presente enquanto em algumas áreas o dinheiro vai para a mãe da noiva.

Para finalizar essa inspiração incrível étnica, na África do Sul, para marcar o início da vida dos recém-casados juntos, os pais da noiva e do noivo carregam, tradicionalmente, fogo de suas casas em direção a casa do novo casal, onde uma fogueira é acesa, para simbolizar o começo de uma vida juntos naquela casa. 

Muito legal, não é mesmo noivos? Compartilhe com seus amigos que estão começando a planejar o grande dia e adorariam essa inspiração tão representativa.

Comentários 0

Comentários