Festa de casamento

10 dicas para você fazer o casamento e economizar

18
SET

10 dicas para ter o casamento dos sonhos economizando

A cerimônia e a festa de casamento são  momentos lindos, não é mesmo? Mas exige um bom investimento.  Foi pensando nisso, que a equipe do Quero de Casamento separou algumas dicas para realizar o casamento dos sonhos, sem se perder nas dívidas.

 

1) Recepção e cerimônia no mesmo lugar

Juntar os dois eventos no mesmo local tem muitas vantagens. Além da economia em decoração (que é uma despesa bem pesada), os  convidados não vão precisar se deslocar de um local para o outro. Também  é uma ideia bacana para os casais mais modernos.  Muito mais prático, não é verdade?

casamento e festa no mesmo lugar

 

2) Antecedência é a alma do negócio

Planejar é o passo mais certo para quem quer casar, ainda mais se você quer reduzir os custos do casório. A escolha do local e o buffet com bastante antecedência é uma forma de economizar, porquevocê pode ir pagando aos poucos. Importante dizer também que a escolha do dia e da época também reduz o orçamento. Dias de semana são menos competitivos que os finais de semana. Se for pela manhã ou tarde, melhor ainda. Ah, considere o inverno, tá! Já que é a estação que menos tem casamentos.

 

Outra forma de economizar é diminuir o tempo da celebração, ao invés de uma festa com 6 horas de duração, você pode reduzir para 4 a 5 horas, se o casamento for bem simples.

 

3) Local

Vale apostar em um salão de festas do seu bairro, um campo aberto com bastante gramado e flores, hotel, restaurante, fazenda, sítio, praia ou até um belo jardim. Mas antes de bater o martelo, pesquise, visite, fotografe, imagine todo um projeto junto com a organizadora do casório (se você tiver) ou noivo.

 

4) Operação “vestido dos sonhos”

Comprar um vestido pode aumentar muito os gastos do casório. Por que não investir em aluguel, hein?! Assim a despesa diminui bastante, e você pode gastar com outras coisas.

 

Agora se você quer algo só seu, que tal  escolher um vestido simples e transformá-lo em uma peça exclusiva?! É bem comum vermos noivas mais modernas customizarem  o traje, deixando a peça com cara de vestido de noiva, algo feito sob medida, cheio de personalidade.

vestido da noiva

 

5) Lista

Selecione as pessoas mais importantes de sua vida e a do seu parceiro, como familiares e amigos próximos. O mini-wedding é a tendência do momento. E claro, algo intimista deixa tudo mais especial, já que você terá disponibilidade para acertar em todos os detalhes com muita perfeição.

 

6) Convites

Após fechar a lista, pense na possibilidade de criar seu próprio site ou blog com o famoso save the date, lista de presentes, mural de recados, história do casal e muito mais. Faça tudo isso  pela internet, assim você economiza e muito, já que é de graça!

O Quero de Casamento é um site especializado para casamentos. Aqui, você organiza seu casamento de forma rápida, simples e moderna. Por isso, faça já seu cadastro e convide as pessoas que você mais ama para esse momento tão especial! ;)

convite de casamento

 

7) Decoração

Por que não optar por flores da estação? Elas são mais baratas que as outras. Também pense em acrescentar mesas maiores, para reduzir a quantidade de centros de mesa.

 

Depois de escolher o tema, você tem que procurar por uma empresa que fornecerá toda a elaboração do projeto, dando total assistência antes, durante e após o evento.

 

No caso da cerimônia ser em um local aberto e da recepção ser em ambiente fechado, nada de diferenciar os locais. A decoração deve ter harmonia  entre os ambientes para que um não tenha um contraste.

 

Aproveite bem o cenário, as cores naturais e os elementos presentes. Imagine uma cerimônia na praia, em um fim de tarde, no momento que o Sol está se pondo! A emoção tomará conta do ambiente!  Ou então em um jardim, onde as flores da estação transformam a celebração em algo ainda mais mágico e delicado. Quem não gosta? incrível!

 

Ah, vale conferir a previsão do tempo com certa antecedência, no caso de escolher um local aberto, para evitar aqueles probleminhas, como possíveis chuvas.

 decoração de casamento

 

 

8) Comes e bebes

Dá para criar um belo menu gastando pouco? Sim! Pra começar, saber a quantidade de convidados é essencial.

 

Outra dica é pensar no cardápio de acordo com o horário. Na parte da manhã, que tal um belo café da manhã, com frutas, sucos, bebidas refrescantes, mesa de doces e salgados. Pode ser simples, mas é o ideal. E fica bem elegante!

 

Se o seu casamento for na parte da tarde, por que  não um almoço?! Algumas opções no menu são mais baratas que as demais.Frangos e massas são mais econômicas. Se prefere casar na parte da noite, um coquetel ou jantar é uma opção sofisticada e suficiente para o casório. Invista em frutas da estação ao invés de doces mais elaborados, caso faça seu casamento no verão. No inverno, o fondue tem aquela pegada requintada e saborosa.

 

Já as bebidas precisam ser variadas, pois há crianças, adolescentes e adultos em um mesmo local. Água, sucos, bebidas quentes, cerveja e drinks podem entrar no menu.

 

E quanto ao bolo? Uma opção mais barata é o bolo fake. Ele é todo estruturado, podendo ser personalizado conforme o seu gosto. Ele vai aparecer na mesa principal para a tradicional foto dos noivos. Mas para servir, você pode pedir para fazer dois bolos simples, sem decoração, para os convidados.

 

9) Música, fotografia e filmagem

Na festa, não pode faltar música, né?! Então, há duas opções bem legais: a contratação de um DJ ou uma banda. Parece ser caro, mas não é. Sabendo negociar, tudo fica mais fácil.

 

O DJ pode apenas elaborar uma playlist escolhida a dedo pelos noivos, selecionando as músicas que marcaram as fases do namoro, noivado e casamento. Já a banda ao vivo, pode ter o seu próprio repertório com  músicas dos anos 80, 90 ou de bandas consagradas. Bacana, né!

 

Já na parte de fotografia e filmagem, é sempre bom ter recomendações. Saiba escolher a dedo o profissional. Ah, aqui também vale a negociação, viu!

 

Peça para seus convidados que também registrem o dia do casório. Como hoje os smartphones estão com câmeras mais potentes, os cliques espontâneos ficam incríveis e podem até entrar para o seu álbum de fotos. Ah, e se possível, crie uma hashtag para que as pessoas compartilhem nas redes sociais esse momento especial.

 

10) Lembrancinhas

As lembrancinhas são necessárias, porém as mais elaboradas são um pouquinho mais caras. Em um casamento com orçamento reduzido, elas podem ser mais simples, sem dispensar o charme e a elegância.

 

Os bem-casados ou saquinhos artesanais com amêndoas podem substituir as lembrancinhas. No caso do bem-casado, contrate uma doceira. Já nos saquinhos artesanais, você mesmo pode confeccioná-los com a ajuda das suas madrinhas. Compre amêndoas coloridas ou brancas e faça cartõezinhos personalizados. Saí bem mais em conta, viu?

lembrancinha de casamento

 

Mesmo sendo no mesmo local, é possível transformar o grande dia em algo muito especial e inesquecível! Tem mais ideias e sugestões? Conte para gente!

Gostou da matéria? Conheça mais vantagens do Quero de Casamento aqui.

Comentários 0

Comentários