Noiva

Mês da mulher: Conquistas femininas no casamento ao longo da história.

07
MAR

Mês da mulher: Conquistas femininas no casamento ao longo da história.

Você sabia que as mulheres são a maioria da população brasileira, segundo o IBGE? Isso mesmo! Mas ainda sim, ao longo da história, elas enfrentam diferentes cenários de desigualdades e batalham para conquistar seus direitos. 

Desde pequenas as mulheres eram educadas para o casamento, aprendendo a fazer serviços domésticos, a dedicar-se aos filhos e a serem obedientes ao marido. Por muito tempo a dependência feminina era enorme, e a mulher tinha apenas deveres e poucos  direitos.

Com o passar do tempo, devido ao progresso tecnológico, cultural e às mudanças nas condições materiais de vida, a situação da mulher também se transformou pouco a pouco, e as lutas começaram a dar lugar às vitórias.

Pensando nisso, decidimos aproveitar o 8 de março para recapitular algumas conquistas femininas importantes, incluindo também os direitos que envolvem o contexto de casamento. Vamos conferir?

1827 e 1879 – Conquistas na educação.

Em 1827, a partir da Lei Geral, as mulheres foram autorizadas a ingressar nos colégios. Esse foi um marco muito significativo, pois durante muito tempo a educação básica foi negada às meninas.

Após alguns anos, em 1879, as portas das universidades finalmente foram abertas para as mulheres, permitindo que elas tivessem uma formação acadêmica. 

Essas foram conquistas importantes no âmbito da educação, considerando que durante muito tempo o direito à educação básica lhes foi negado. Mesmo com o machismo estrutural e o preconceito enfrentado, a luta feminina foi devagar, gerando frutos.

1962 e 1977 – Conquistas no casamento.

Em 1962, foi criado o Estatuto da Mulher Casada. Esse passo foi muito importante, pois ele colocou um fim na incapacidade da mulher quando o assunto era casamento. Antes disso, as mulheres não tinham nenhum poder de decisão, era preciso ter a autorização do homem para todas as atividades, como para trabalhar fora de casa, por exemplo. 

Além disso, através do novo estatuto, foi garantido para as mulheres o direito à herança, e a requerer a guarda dos filhos em caso de separação. 

Um fato interessante de lembrar é que, no mesmo ano, a pílula anticoncepcional chegou ao Brasil. E mesmo sendo um método contraceptivo polêmico na época, trouxe autonomia à mulher e iniciou uma discussão muito relevante sobre a liberdade sexual feminina.

Outra situação em que as conquistas femininas avançaram foi a questão do regime de bens no casamento. Muitas mudanças ocorreram entre o Código Civil de 1916 e o atual Código Civil de 2002. Enfim, foi concedida à mulher maior autonomia para administrar os próprios bens.

É um fato que a luta da mulher por igualdade, respeito e reconhecimento, ainda requer muita força para que as conquistas sejam alcançadas. Porém, devemos também valorizar tudo o que foi conquistado até aqui e comemorar o dia 8 de março com muita alegria e fervor.

E você, já sabia dessas conquistas femininas ao longo da história? 




Comentários 0

Comentários