Planejamento

Casamento em 2021: quando e como?

24
NOV

Casamento em 2021: quando e como?

Replanejar o casamento pode parecer um desafio bem cansativo para alguns casais. Mas, esse é o momento de olhar tudo pelo lado positivo, afinal de contas, o amor é construído à medida que superamos os obstáculos da vida, não é mesmo?

Então, que tal usar esse tempinho extra que o isolamento social nos impôs para pensar com mais calma, carinho e critério nos detalhes do seu grande dia? Nós vamos te ajudar na jornada dessa nova realidade.

Se você não sabe o que priorizar e como adaptar o seu casamento, segue uma lista de tudo que você precisa pensar nesse primeiro momento:

 

QUANDO?

Se você você está lendo esse texto agora é porque, de alguma forma, você sabe que não dá mais para adiar sua vontade de casar, não é mesmo? O dilema talvez seja: como lidar com esse sentimento em meio a um período que nos impõe tantas restrições?

Se esse for seu o seu dilema, saiba que, apesar do clima otimista que estamos vivendo agora em dezembro de 2020 com o anúncio da finalização dos testes das primeiras vacinas e início de dos registros da vacina pelo mundo, a perspectiva é que ainda tenhamos que conviver com medidas de higiene e distanciamento social por muitos meses ou anos - até que a grande maioria da população esteja imune ao vírus. Por isso, é importante considerar adaptar-se ao novo cenário e pensar em formas de realizar o seu casamento, ao invés de adiar seu sonho por tempo indefinido. 

Vale ressaltar também que, ao organizar uma cerimônia de casamento adaptada, você não está indo contra as recomendações recentes das autoridades competentes sobre o assunto. Em um comunicado realizado em outubro de 2020, o enviado especial da Organização Mundial da saúde, David Nabarro, afirmou que o confinamento total não deve ser a única forma de controle da pandemia, é preciso que governos e comunidades apliquem continuamente medidas e protocolos para garantir a normalidade das atividades de uma forma segura. Por isso, mais do que nunca, é hora de discutirmos formas de criarmos cerimônias de casamento dentro dessas normas de segurança. 

COMO?

Segundo pesquisas, 71% dos casamentos realizados em 2020 estão incorporando medidas de saúde e segurança em suas comemorações. Essas medidas tanto podem ser conservadoras, incluindo medidas de higiene e distanciamento em cerimônias presenciais, quanto extremas, nas quais os noivos acabam não tendo nenhum tipo de contato com seus convidados.

Para aqueles que que pretendem manter as cerimônias presenciais é importante considerar uma celebração mais intimista. O Home Wedding por exemplo é um estilo de casamento bem antigo, que voltou a ser uma tendência por causa da pandemia (Confira nosso board no Pinterest sobre "Casamento em casa" com inspirações bem legais). 

Outra maneira de fazer o sonho acontecer são os Micro Wedding, normalmente realizado em locais abertos: sítio ou campo. Esse tipo de celebração está sendo adaptada para salão do condomínio. Normalmente esse estilo tem uma estrutura completa de casamento, mas para poucas pessoas, e o recomendado é que seja realizado de forma intimista. 

Seja no home Wedding ou no Micro Wedding, é fundamental ficar de olho nos protocolos mais utilizados pelo mercado e pelos órgãos governamentais de saúde para eventos:

  • Eventos com limite até meia-noite;
  • Uso obrigatório de máscaras faciais por frequentadores, organizadores, funcionários, colaboradores e prestadores de serviços;
  • Distância de 1,4 metros entre pessoas e mesas;
  • Disponibilização de álcool 70%, água e sabão;
  • Máximo de 40% da capacidade;
  • Utilização de lista de convidados para controle;
  • Evento deve durar no máximo 8 horas, incluindo o tempo de preparação, montagem e desmontagem;
  • Máximo de 6 pessoas por mesa, preferencialmente da mesma família;
  • Não utilização equipamentos de uso coletivo;
  • Música ao vivo somente para quem tem alvará específico.;
  • Medição de temperatura corporal dos participantes (caso se verifique uma temperatura superior a 37,5ºC ou qualquer outro sintoma de Covid-19, o interessado ficará impedido de participar do evento e deve ser orientado a procurar imediatamente os serviços de saúde).

Para quem ainda nem escolheu o espaço, a dica de ouro para uma cerimônia segura é “ao ar livre”, com máscara e com respeito ao distanciamento social é a lavagem das mãos. Um casamento ao ar livre significa muito espaço, o que pode ajudar seus convidados a manter um distanciamento físico em comparação com um casamento em ambiente fechado. É importante fazer o controle de temperatura em cada um dos convidados também. 

Lembrando que, o local onde o evento acontece só pode chegar a 40% da capacidade. Além disso, água e sabão ou álcool em gel 70% deve estar disponíveis para todos que estarão no local. 

Outra coisa importante: Pense na distância X convidados quando for escolher o lugar. Não esqueça de que todos precisam conseguir chegar ao seu casamento em segurança.

A festa é o maior ponto de atenção para o casal e os convidados, porque no momento de euforia e alegria, os protocolos acabam sendo quebrados. Então, é preciso se policiar. Algumas cerimônias estão incluindo pulseiras de cores diferentes para os convidados, para mostrar os níveis de conforto de distanciamento social. Isso faz com que cada um seja respeitado. 

Vermelho - Quero 2 metros de distância.

Amarelo - Manter máscara o tempo todo e não apertar mãos. 

Verde - Aberto a abraços e apertos de mão. 

Outro ponto de atenção na cerimônia é a recepção, quando as emoções falam mais alto e os limites se confundem. Mantenham as máscaras! 

Mantenham as máscaras inclusive durante a dança. 

Lembrando que, independente da escolha do casal, o casamento pode ser transmitido ao vivo para que todos que não puderam comparecer estejam, de alguma forma, presentes. E os casais que forem casar no civil, os cartórios são considerados serviços essenciais e estão funcionando em regime de plantão, então é só agendar horário. 

E para finalizar, muito casais devem estar com dúvidas sobre a lista de presentes. Se mantém a lista ou não, agora que o número de convidados diminuiu. 

Noivos, os presentes de casamento representam votos de boa sorte para aos recém-casados e significam que você também celebra esse amor. Seu sonho foi adaptado, mas o amor e a história continuam. Vamos fazer com cuidado e segurança, acima de tudo. 

O que você mais mudou no planejamento do seu casamento por conta da pandemia? Conta pra gente. 

Comentários 0

Comentários