Acessórios

Veu da noiva

20
AGO

Véu de noiva | Conheça a história e os modelos mais usados


Os casamentos atuais estão bem mais glamurosos e cheios de criatividade. Porém, mesmo com toda a modernidade, há alguns elementos que as noivinhas nunca vão deixar de lado, como a tradicional chuva de arroz, as alianças, a grinalda, o buquê, o vestido e o véu. Aliás, você sabe a história do véu? É bem interessante! Confira nesse post especial que nós da equipe Quero de Casamento preparamos para você!


De onde vem o véu?

O uso do véu é uma tradição milenar. Na Grécia Antiga, as noivas usavam o véu porque acreditavam que isso afastaria os maus espíritos de suas vidas, assim como também demarcava o início da vida de casada.

Para os cristãos, o véu sempre foi considerado uma prova de virgindade da noiva. Sendo na cor branca, juntamente com o vestido, indicava pureza. Esse costume foi mantido até nos dias atuais.

Existe também a lenda de Ishtar, a antiga deusa do amor e da fertilidade na Babilônia. Para resgatar seu amado Tammuz do submundo, ela teve que enfrentar os demônios que encontravam-se nos sete portais. Em cada portal, ela deixou um pertence. Um deles foi o véu. Foi assim que surgiu a dança dos sete véus, que diferente do que muitos pensam, é uma dança para saudar a deusa do amor. Interessante, né?!


Qual é o seu véu?

O véu longo possui um forte simbolismo e antigamente, indicava também status. Quanto maior o véu, mais importante e luxuoso era o casamento. Normalmente, é o mais pedido entre as princesas, celebridades e pessoas importantes da sociedade. O véu catedral (como também é conhecido) deve ser trabalhado em rendas, brilhos e pedrarias leves, não esquecendo do seu comprimento: longo, bem longo.

Disfarçando o cabelo curtinho, a atriz americana Anne Hathaway casou-se com o designer de joias Adam Shulman. O vestido possui um tom de rosa bem levinho, mas a mocinha tratou de colocar o véu branco bem comprido, como manda o figurino. A escolha foi bem ousada, mas ficou maravilhosa, não acha?

 

veu 1 anne

 Imagem: pinkypink.org

Mas não são todas as noivas que optam pelo véu catedral. Há aquelas que se sentem mais seguras com o véu mais curto, como o conhecido ponta de dedo. São longos, porém mais curtos que a calda do vestido. Combinam com praticamente todos os modelos de vestidos e são bem confortáveis. Ah, e podem ser trabalhados com diversos elementos, como rendas, brilhos e pedrarias leves. 

A atriz Fernanda Souza oficializou sua união com o cantor Thiaguinho usando um véu nesse modelo. Olha como ela ficou linda com ele!

 Imagem: mdemulher.com.br


O véu cotovelo é do tamanho médio, cobrindo as costas com muita delicadeza. Ele pode alcançar a cintura ou ir até o cotovelo, conforme o desejo da noivinha. Esse também pode ser usado com quase todos os tipos de vestidos, menos os mais pomposos, pois podem desvalorizar o modelito.

Mesmo sendo uma princesa, Kate de Middleton apostou no véu cotovelo e o resultado ficou incrível!

 

Imagem: mulher.uol.com.br 
 

Já o véu ombro é curtinho, bem informal. É uma excelente opção para casamentos diurnos e no verão. E olha, não deixam de ser maravilhosos! Ele combina com vestidos curtos ou no modelo “tomara que caia”.

Imagem: noivasdoriodejaneiro.com.br

Esse ainda possui algumas variações. Uma delas se chama voilette, que pode cobrir todo o rosto ou só os olhos. São super originais e bem charmosos, compondo um look mais vintage e sofisticado.

Imagem: pinkypink.org


Independente das histórias, lendas e simbolismo, o véu deixa a noiva muito mais bonita e torna o look ainda mais especial, não é verdade? Então se inspire, escolha o seu e conta aqui para gente! <3

 

Comentários 0

Comentários