Outras tradições

Especial daminhas e pajens

31
JUL

Especial Daminhas de honra e pajens

Um momento de ternura e graciosidade é, sem dúvida, a entrada das daminhas de honra e pajens do casamento. Esse instante emociona e alegra os convidados. A escolha do casal (ou casais), trajes, ideias e idade são dúvidas comuns na hora de organizar o passo-a-passo na preparação.

Para isso, a equipe Quero de Casamento preparou um post especial que irá ajudar a acabar com as dúvidas de toda noiva. Prepare-se para momentos de pura fofura!

 

Como escolher as daminhas e pajens do meu casamento?

 É primordial que você tenha mais contato com as crianças escolhidas, pois pouca proximidade pode ocasionar em alguns problemas durante a cerimônia. Filho(a), sobrinho(a), primo(a), afilhado(a), filho(a) de algum amigo próximo são boas escolhas para a ocasião.

 daminhas e pajens com balão

 

Quantas daminhas de honra, daminhas e pajens posso escolher?

A grande maioria ainda escolhe apenas um casal para ser a daminha e pajem do casório, cada qual com sua responsabilidade. Porém, não há regras. É possível escolher até 4 casais para compôr a cerimônia ou até 8 daminhas de honra, sabia?

Se você tiver um grande número de crianças na família e estiver com dúvidas de qual escolher, essa pode ser uma oportunidade de colocar mais daminhas e pajens em seu casamento. Uma ideia bacana é colocar cada criança segurando uma plaquinha com frases divertidas sobre a noiva ou o noivo, ou até mesmo colocar as crianças para dançar alguma música ao entrar. Mas é preciso muito preparo antes da celebração. O momento será inesquecível, emocionante e alegre!

 

Quais as responsabilidades de cada criança?

Tradicionalmente, a daminha tem como tarefa jogar pétalas no chão (para deixar a entrada da noiva ainda mais bonita) e segurar o buquê da noiva no altar. Já o pajem tem como responsabilidade levar as alianças até ao altar. Esses papéis podem ser desempenhados por apenas um casal.

Se você escolher mais de um casal ou várias daminhas de honra, poderá distribuir algumas funções interessantes, como alguma criança soprando bolhas de sabão, outra carregando uma plaquinha, etc. Vale muita criatividade e inovação para deixar a turma bem afiada para a ocasião.

Ah, só não esqueça de deixar alguém responsável por eles na celebração pra ficar tudo bem organizado, tá?

 

daminhas de honra

 

Os noivos pagam o traje das crianças?

Segundo a tradição, a noiva deverá pagar pelo traje das daminhas e pajens. Esse é um dos problemas em ter muitas crianças em um casamento. Como as despesas do casamento são inúmeras, é preciso moderação para não não gastar além da conta.

Mas é claro que para tudo, existe uma solução. Ao escolher as crianças, converse diretamente com os pais. Veja a possibilidade de dividir as despesas com a roupa certa (que é padronizada para todas as daminhas e pajens), salão de beleza, sapatos, etc. Alguns adoram tanto a ideia que arcam com todas as despesas da criança. Por isso, dialogar é sempre a melhor solução. 

Caso tenha disponibilidade, localize lojas de roupas de aluguéis ou conheça alguma costureira boa para fazer o traje completo alguns meses antes do casamento, viu?  Você poderá criar um modelito bem especial que combine com suas daminhas.

 

Como escolher os trajes?

Já escolheu a criançada para o casamento? Agora é hora de pensar na roupinha. Na hora de optar por um traje (não se esqueça de que as daminhas devem ter o mesmo vestido), leve em consideração não só o tipo de tecido e cor, mas também o horário, a estação, o tipo de casamento e a idade das crianças.

O vestido de uma daminha costuma ser branco, com o comprimento da saia até a canela, combinando com o vestido da noiva. Além de bonito, deve ser leve e confortável. Você pode até mesmo usar algum detalhe que tenha em seu vestido para colocar no traje da criança, como uma renda, bordado, pedraria ou pérolas. Ficará mais lindo, não acha?

Dependendo do  horário e do local, as daminhas podem usar vestidos estampados pela manhã ou vestidos em cetim, tafetá ou organza à tarde. Se for à noite, dê preferência para vestidinhos com rendas, um pouquinho de brilho ou até mesmo cetim.  Ah, e nada de luvas compridas, maquiagem pesada, arranjos exagerados nos cabelos ou sapatinhos com muito salto. O equilíbrio é ideal para deixar tudo mais interessante e bem especial.

Os pajens usam roupas em tons escuros, com camisas sociais e meias brancas, seguindo o mesmo estilo que o noivo. Se o casamento for mais requintado, é permitido o terno e a gravata. Fica uma gracinha! Meninos até quatro anos normalmente usam calças mais curtas, que batem até o joelho.

 daminha de honra com buque de casamento

 

Qual a idade mínima e máxima para as crianças?

Não há uma idade mínima e máxima para daminhas e pajens. Até porque, existem casos dos noivos que não tem crianças na família e por isso, podem colocar adolescentes na cerimônia, como irmãs e irmãos, primos e primas, sobrinhos e sobrinhas.

Quanto mais idade, é melhor para evitar certas situações que podem atrapalhar o andamento do casório, como timidez, desistência ou agitação. Por isso, é recomendado crianças entre 4 a 10 anos para desempenhar as funções, pois elas entendem mais essas responsabilidades.

Há muitas histórias comuns que envolvem as daminhas e pajens em um casamento. Alguns podem se sentir envergonhadas e podem desistir de entrar, outras ficam mais inquietas e irritadas com a longa duração da celebração. Se você optou por apenas um casal, esteja preparada para os imprevistos. Para isso, é preciso pensar em um plano B, como convidar mais de um casal, mais daminhas ou pajens para ficar na reserva.

Se você preferir arriscar, isso não impede de escolher crianças de colo para serem daminhas ou pajens. No caso, crianças maiores podem segurá-las ou colocá-las em carrinhos especiais. Dá até para imaginar os convidados babando com tanta fofura nesse momento, não é? rs

 

Quando as daminhas e pajens entram no casório?

Na cerimônia, as crianças entram antes da noiva, logo após a entrada do noivo. Elas acompanham a música de fundo, em passos lentos. Para isso, faça alguns treinos antes do dia da cerimônia.

A ordem é sempre do menor para o maior, para os casos de mais de um casal, mais de uma daminha de honra ou pajem. Porém não é uma regrinha. Se caso todos tiverem o mesmo tamanho, por exemplo, você pode até mesmo deixar que eles escolham a ordem!

 

noiva com daminhas de honra

 

Ideias para a entrada

Independente da escolha na quantidade das daminhas e pajens, há muitas ideias criativas e bacanas para a entrada. Se você prefere algo tradicional, pedir para que a daminha jogue pétalas de flores e segure seu buquê após a entrada é uma das opções. Já o pajem ficará encarregado por segurar as alianças no momento do “sim”.

Quando há muitas crianças, é possível fazer várias combinações. Elas podem soprar bolinhas de sabão, usar plaquinhas com frases divertidas como “Lá vem a noiva” ou “a noiva está nervosa”, usar balões em formato de coração, segurar bichinhos de pelúcia ou bonecas de pano e ainda dançarem  conforme a música que está tocando.

Animais de estimação do casal, como um cãozinho ou gatinho, podem estar acompanhados por uma criança maior. Pode até ser uma missão um pouquinho complicada, mas fica lindo e deixará os convidados extasiados!

 

Gostou das dicas? Tem mais ideias ou dúvidas? Conte pra gente! 

Gostou da matéria? Conheça mais vantagens do Quero de Casamento aqui.

 

 

 

 

Comentários 0

Comentários