Outras tradições

10 mitos sobre a organização do casamento

22
ABR

10 mitos sobre a organização do casamento

Dicas sobre o que fazer e não fazer no planejamento do grande dia

 

Casamento é símbolo de amor e compromisso, não só para o casal, mas também para seus convidados. Mas, como em tudo na vida, algumas tradições ou crenças antigas costumam gerar uma série de dúvidas no casal, especialmente na hora de planejar o evento. Por isso, a equipe do Quero de Casamento listou 10 mitos para esclarecer como tudo funciona na prática:

 

1) A noiva tem que usar branco

O vestido branco é uma tradição, mas hoje em dia, a noiva pode escolher a cor do vestido que mais combinar com a personalidade dela! É algo muito pessoal e só diz respeito a ela, ou seja, a noiva não precisa usar branco se não quiser.

 

 

2) Os padrinhos de casamento devem ser os padrinhos de batismo

Se os noivos quiserem convidar os padrinhos de batismo, podem chamar tranquilamente, mas não é uma regra. Os padrinhos de casamento podem ser os melhores amigos ou as pessoas mais próximas do casal.

 

 

3) Os padrinhos devem pagar pela aliança

Não. Na verdade, os padrinhos presenteiam os noivos como qualquer outro convidado. Não há qualquer obrigação de presenteá-los com as alianças do casamento.

 

4) Chamar os amigos para organizar a festa é melhor que contratar profissionais

Não. Esse tipo de atividade necessita de um profissional especializado. Primeiro, porque o nível de envolvimento não pode ser o mesmo que o dos amigos e familiares, até porque a organização por si própria já é muito estressante. E segundo, porque uma assessora de casamento é a profissional que organizará tudo do início ao fim e, com isso, os noivos terão a tranquilidade para o grande dia. Em termos de preços, no Brasil, a faixa é variada, mas atualmente é possível fechar pacotes especiais. Porém, o que vale ressaltar é que nada é uma fortuna se os noivos levarem em conta o custo benefício. E por último, tanto a família, quanto os amigos têm de desfrutar junto com os noivos o grande dia! Isso sim é garantia de sucesso!

 

5) Temos que convidar todo mundo, amigos de amigos e parentes distantes

Na verdade, não existe essa obrigação, mas esse é um ponto polêmico, porque alguns casais se sentem muitas vezes “obrigados” a convidar amigos de amigos ou familiares que nunca viram na vida. O ideal é analisar delicadamente cada caso. Na maioria das vezes não faz sentido algum convidar determinadas pessoas, por isso, na hora de preparar a lista de convidados, o casal é livre para convidar quem quiser e tomar decisões que julgar necessárias, de acordo com as circunstâncias e preferências.

 

6) O DIY poupa dinheiro

Dependendo do estilo do seu casamento, o DIY (Faça você mesma) pode ser uma boa opção, mas é importante avaliar antes de colocar a mão na massa e se perguntar se vale mesmo a pena! Afinal, há tantos detalhes e afazeres para se preocupar, que no final das contas, pode não valer a pena tomar esse tempo pra fazer as lembrancinhas ou os convites, sendo que existem muitas empresas que, com um custo relativamente baixo, podem fazer coisas incríveis! Mas, você é livre para escolher.

 

 

7) O noivo paga pela lua de mel e a noiva paga pela festa

Cada casal pode combinar e dividir as responsabilidade, conforme suas condições de vida. O planejamento financeiro é um fator importante para as coisas caminharem em harmonia, mas a divisão de gastos não é regrada. O ideal é somar forças! Afinal, os preparativos para o grande dia precisam de muita organização, concentração e bom humor para não gerar estresse entre os noivos.

 

8) Madrinhas não podem usar vestido preto nem branco

Cada noiva tem sua preferência em relação ao visual dos padrinhos. A maioria geralmente escolhe um tom para o vestido das madrinhas. Mas algumas deixam que suas madrinhas decidam a cor que vão usar. Outra coisa: e se a noiva não usar o branco? Como já comentamos aqui, hoje em dia as noivas estão cada vez mais originais, algumas podem usar um vestido azul, vermelho ou rosa, por exemplo. Neste caso, o branco está liberado para as madrinhas, sim! Agora, todo mundo diz que usar preto pode trazer má sorte para o casamento, mas isso é lenda. Tá na hora de superar, né?

 

 

9) A noiva é quem paga pelos trajes dos pajens e daminhas

Aqui vale o bom senso e o espírito de colaboração. A dica é fazer um acordo de divisão entre a noiva e a mãe da daminha ou do pajem, afinal, os noivos já têm gastos suficientes. Fica a dica!

 

10) Deixar pra servir os doces só no final da festa

Essa história de que segurar os docinhos para o final, ajuda a “prender” os convidados mais tempo na festa é pura lenda e não é nada legal. A dica é escolher um horário junto com o seu cerimonialista para liberar a mesa, mas não deixe para muito depois!

 

Comentários 0

Comentários