Decoração

Sugestão de decoração: Festa Junina

02
JUL

Inspiração | Decoração de Festa Junina

Anarriê! O mês friozinho de junho é conhecido no Brasil como o período das festividades juninas, com o Dia de São João e São Pedro. Mas também tem todo um clima romântico por ser a época de Santo Antônio, o santo casamenteiro. As comemorações fazem tanto sucesso que se estendem ao mês seguinte de julho, que inclusive acontecem as maiores festas de São João, em Campina Grande - PB e Caruaru - PE.   

Que tal realizar seu noivado, chá de panela ou até mesmo sua festa de casamento com esse clima de festa junina, pulando a fogueira, comendo maça do amor e dançando quadrilha? Imagina que divertido, criativo e inovador! Com certeza a sua comemoração será inesquecível e diferente, viu?! 

A equipe do Quero de Casamento trouxe algumas dicas para você que gosta dessa ideia divertida e colorida. Confira!

bandeirinhas de festa junina 

Noivando no arraiá

Esqueça o clima formal. Para os noivinhos mais descontraídos, a festa junina é uma excelente opção. Isso mesmo! E olha que cabe muitas ideias. Quanto mais tradicional o arraiá, mais criativo fica. O clima frio promete esquentar com fogueira, quadrilha e comidas típicas, como paçoca, pipoca, quentão, pamonha e outras delícias.

Para transformar seu noivado em um baita festejo, é necessário planejar e organizar algumas coisinhas. Vale decorar o ambiente escolhido com muitas bandeirinhas coloridas, balões, tecidos xadrez e palha artesanal. É fácil de encontrar, barato e bem típico.

O noivado também precisa de animação. Que tal incrementar a festança com barraquinha de pescaria, corrida de saco, pau de sebo, derrubar latas, pular a fogueira (se quiser improvise uma fogueira fictícia) e barraquinha do beijo? Cabe aqui também a tradicional quadrilha, para que todos participem desse dia especial. A trilha sonora também é muito importante. A playlist deve ser composta de muito forró, xaxado, sertanejo e músicas de quadrilha.

O quesito “delícia” é o da comida. Hummm...e só de pensar, dá água na boca! A mesa precisa ser farta, com muitas opções para todos os gostos. Traga para a sua festa produtos da época, como o milho verde, abóbora e o amendoim. Faça um menu de comidas salgadas e doces: milho assado, paçoca, pé de moleque, amendoim torrado, cuscuz salgado e doce, torta de frango, cachorro-quente e muitos outros. Para acompanhar, não esqueça das bebidas da época: vinho, quentão e batida de côco e milho são boas pedidas.

 decoração de mesa de festa junina

Para oficializar o noivado, que tal improvisar e encenar um casamento típico no seu arraiá? Peça para que os convidados não esqueçam seus trajes típicos. Imagina que bacana e criativo?

 

Charraiá - A ideia aqui é um Chá de Lingerie ou Chá bar!

O charraiá (chá de panela) e o chá de lingerie são eventos mais íntimos, que conta principalmente com a participação das madrinhas, amigas e familiares do sexo feminino. Aqui, o clima junino pode trazer um ar mais irreverente à celebração. E normalmente, são realizados de 6 meses a 15 dias antes do casamento, dependendo do planejamento da noiva.

Nesse momento, é muito importante pedir a ajuda das pessoas mais próximas. Como a noiva está ocupada com a preparação do casório, as madrinhas, por exemplo, podem dar aquela mãozinha especial, decorando o ambiente, organizando o menu e as brincadeiras e outras funções essenciais para que o charraiá dê certo e seja surpreendente. Se for o caso, vale contratar também uma assessoria de casamentos, que planejará as celebrações pré e pós-casamento.

No charraiá que segue as tradições, é possível pedir para que cada convidada traga lembrancinhas para decorar o novo lar e também utensílios e enxovais de uso do dia, como panos de prato, conjunto de copos, jogos de cama, mesa e banho, etc.

maça do amor festa junina

Já as noivas que necessitam de eletrodomésticos, utensílios e móveis, é bacana criar uma lista do QDC com todas as informações do casório, incluindo a história dos noivos, página de recados, lista de presentes e convite de casamento. Os produtos escolhidos pela noiva ficam disponíveis na página, com várias opções de pagamento e podendo ser entregues no endereço que a noiva registrar. É muito mais simples, cômodo e prático!

E que noivinha não quer seduzir o parceiro? O chá de lingerie tem essa proposta. É exclusivamente feminino e, diferente do chá de panelas, onde o foco são os utensílios para a casa, aqui a aposta se faz através das roupas íntimas. Antes de tudo, a noiva deve repassar às convidadas a numeração correta e as cores que gosta. Também vale presentear com fantasias e objetos inusitados para dar asas à imaginação!

Há também o chá bar, que também diferente do chá de panela, conta com a participação masculina. Mas tudo vai depender da vontade do casal. Se a noiva  achar melhor abrir a comemoração para os rapazes apenas em determinado horário combinado da festa, isso também é legal.  Os presentes seguem a mesma linha do chá de panela, tá?

 

Casamento e tradição no Arraiá dos pombinhos

Chegou o grande dia! A temática junina pode ser uma opção diferente para os noivos que se casam nessa época do ano. A celebração traz um “quê”  mais sofisticado, sem deixar de lado a alegria e irreverência das festas juninas. Desde o convite até as lembrancinhas, o ideal é que tudo envolva as tradições juninas. Sem dúvida, seu casamento será inesquecível!

decoração de mesa de chá bar

Algumas sugestões podem ser valiosas na hora de organizar o arraiá dos noivos. A organização precisa atender todas as suas expectativas. Numa grande festa, é indispensável a decoração tradicional incrementada com elementos da época, como palha seca, madeira, bandeirinhas e balões coloridos, tecidos xadrez, estampados e coloridos, etc. Vale lembrar que o traje dos convidados é mais despojado, para que eles também participem das brincadeiras e se divirtam bastante.

Os trajes dos noivos da festa também é um destaque. Não há regras a serem seguidas. A noiva tanto pode optar por um vestido dos sonhos, fazendo mais a linha tradicional, quanto pode incrementar a barra do vestido com pequenos corações vermelhos adaptados pela costureira ou até mesmo combinar a estampa do sapato com a gravata ou camisa quadriculada do noivo.

Improvise também diversas brincadeiras que são o costume da época, como correio elegante, barraca do beijo, pescaria, corrida de saco, pular a fogueira, derrubar latas, etc. E é claro, é indispensável a enorme e bonita quadrilha para animar ainda mais a festa! Todo mundo entra na dança! A ideia aqui é fazer uma festa junina de verdade no seu casamento. É bastante divertido.

O buffet também segue a mesma linha que a do noivado, porém com um pouco mais requinte. Utilize produtos da época para fazer belos pratos salgados. Ou então, com a contratação de um buffet, peça para que preparem quitudes diferentes, adaptados e originais. Compor um prato diferente traz mais sofisticação sem perder a essência do tradicional. Não esqueça também dos doces e bebidas!

decoração de festa junina

O clima esquenta ainda mais com boa música. Vale investir também em bandas de forró e sertanejo ao vivo para alegrar o ambiente. Um sanfoneiro também se destaca no evento, podendo até criar uma versão especial da música favorita do casal.

 

Olha que isso aqui tá muito bom, isso aqui tá bom demais!

Gostou da matéria? Conheça mais vantagens do Quero de Casamento aqui.

 

 

 

 

 

 

Comentários 0

Comentários