Festa de casamento

buffet de casamento

07
NOV

O que servir na festa de casamento?

Adequar um buffet de casamento a estação do ano é uma das mais importantes tarefas para que sua festa seja um sucesso. Por isso o Quero de Casamento traz ótimas dicas para você não errar no seu grande momento.

Será molho madeira é bom no verão?  Servir massa em um evento matrimonial está correto? Estas e outras perguntas sempre vêm à mente de quem organiza uma festa de casamento. Ainda que saber as repostas para essas perguntas não seja uma obrigação dos noivos, é importante que o buffet escolhido possa te ajudar neste momento. Afinal, todos os serviços oferecidos transmitem o grau de carinho e atenção que os noivos têm com os convidados, não é mesmo?

A combinação básica buffet/estação do ano

As estações mais quentes pedem cardápios mais leves, já as mais frias são sugestivas para uma alimentação mais encorpada.Olha o que é certo e o que é errado em um buffet em cada época do ano.

Primavera (22 de setembro a 21 de novembro)

A dica para casamentos realizados nessa época é apostar nas saladas e na variedade das frutas. Manga, pêssego, caju, melão, abacaxi são ótimas sugestões para colorir o buffet do seu casamento. Como a primavera antecede o verão e com o aumento anual das temperaturas essa diferença entre a primeira e o última quase não existe, já é bom ir preparando o cardápio com refeições leves e suaves. Vegetais e carnes magras são as melhores pedidas. Para os salgadinhos a ideia é optar por recheios de ricota, tomates secos ou rúcula.

E massa, pode?

Sim. Se você quiser servir algum tipo de massa no seu buffet, opte por molhos como pesto, sugo ou branco. Como dizem na Itália, “Buon appetito”!

Verão (21 de dezembro a 20 de março)

O cardápio dos buffets de casamento realizados na estação mais quente do ano acompanha o da estação anterior. O ideal são pratos leves. Frutas como melancia, abacaxi, acerola, goiaba e melão hidratam bem o corpo e são fáceis de achar nessa época. Sucos de frutas da estação são boa pedida às bebidas tradicionais. Assim como na primavera, os recheios dos salgadinhos deve ser leve e nada de muita fritura, tá? Uma mesa de frios também é uma opção leve e refrescante. Abuse de verduras e legumes crus. Eles ajudam a hidratar o corpo e seus convidados terão ainda mais energia para arrasar na pista de dança.

Outono (21 de março a 20 de junho)

Casamentos no outono permitem opções gastronômicas um pouco mais encorpadas. As massas podem ter molhos mais elaborados e de sabor mais forte. As carnes são uma excelente opção, assim como os crepes. Outros alimentos ricos em vitaminas, como abacate, laranja, repolho, rúcula, agrião e abóbora são aconselháveis para serem ingeridos nesse período. Se desejar incluir peixe no cardápio, evite o camarão, pois geralmente está em baixa na época. A dica são peixes como o pintado e o dourado, por exemplo. Quanto aos salgadinhos, prefira os de massa folhada e recheios maisencorpados.

Inverno (21 de junho a 21 de setembro)

No inverno é preciso garantir que seus convidados ingiram alimentos que garantam a energia que o corpo precisa para curtir a festa. Que tal opções de caldos de entrada ou ao final da festa? Massas, carne vermelha, queijos, gengibre, pinhão, morango, chocolates e o sempre especial fondue são ótimas opções. Os salgadinhos podem ser fritos ou assados. Dessa forma eles ajudam a saciar a fome de que prestigiar esse seu momento tão especial. Ah, não esqueça um bom vinho tinto para àquele brinde aos noivos. Claro que a champanhe é um must, mas por que não variar?

Viu só, seja qual for a estação escolhida para o seu casamento, lembre-se que os ingredientes mais importantes da festa são a felicidade do casal e o bem-estar dos seus convidados :)

Comentários 0

Comentários