Dicas

casal economizando

31
OUT

Recém casados, como economizar na vida a dois?

Hoje vamos dar um tempinho no assunto dos preparativos para a festa de casamento para falar de um assunto que vai acompanhar o casal por toda a sua vida a dois: a organização das contas.

Muita gente tem receio em tocar nesse tema, mas com algumas dicas simples, dá para manter as responsabilidades, sonhar e principalmente realizar. Nós do Quero de Casamento, separamos 10 dicas essenciais para o casal ter uma vida financeira saudável e realizar todos os seus planos!

1 - Não evitem o assunto

Diálogo e sinceridade são indicados para qualquer tema da vida do casal, inclusive na questão financeira. Coloque o assunto em pauta, sejam francos e mostrem o que desagradou e o que está funcionamento em relação ao dinheiro que vocês ganham juntos.

2 - No início registrem todos os gastos

Uma boa forma de iniciar uma vida financeira saudável é logo nos primeiros meses de rotina (passada a lua-de-mel e aquele clima de casa nova) registrar todos os gastos, por menores que sejam em uma planilha compartilhada pelos dois. Assim, dá para identificar aqueles deslizes financeiros supérfluos como o lanchinho da tarde, os mimos na banca de jornal, entre muitos outros.

3 - A partir daí, montem um padrão de vida condizente com seus ganhos, após 2 ou 3 meses fazendo essa “mini auditoria” você saberá exatamente onde cortar e qual é o padrão que o casal precisa seguir. Manter o padrão com segurança vai fazer com que vocês não tenham discussões e mal entendidos no dia a dia.

4 - Reserve, poupe e guarde para os imprevistos

Para a segurança do casal, deve-se reservar parte de seus ganhos para uma poupança. Demora um pouco a se formar, mas na prática, indicam os economistas que a verba deve ser de seis meses o gasto mensal do casal. Assim, imprevistos como a perda do emprego, doença, gasto com alguma reforma, por exemplo, podem ser cobertos sem desestruturar a vida a dois.

5 - Precisamos fazer conta conjunta?

Aqui vale o conhecimento que vocês têm um do outro. A conta conjunta pode ser utilizada com sabedoria. Por exemplo, mesmo que um ganhe muito mais do que o outro, ela pode ser utilizada para ambos depositarem suas obrigações (proporcionais ou iguais) com a casa.

6 - Quem paga o quê?

Aliás, outra questão é quem paga o quê. Vocês podem optar por dividirem os gastos ou então separarem proporcionalmente de acordo com os ganhos de cada um.

7 - Verba para lazer é fundamental

Lembra daquela planilha que você montou? Não caia no erro de eliminar (ou nãoconsiderar) a quantia gasta no lazer do casal. O segredo aqui, não é acabar com os bons momentos que vocês passam a dois, e sim, adaptar estas ocasiões à sua realidade financeira atual. O que vale é estar junto, certo?

8 - Planeje antes realize depois

A ansiedade dos primeiros meses pode prejudicar toda a vida futura do casal. É preciso entender que o casamento é um plano a médio e longo prazo e todos os sonhos que vocês vão realizar a partir dele necessitam de uma boa dose de planejamento. Portanto, tracem metas, dividam grandes projetos em pequenas etapas e foquem no objetivo final. Sabe quando estamos estudando para o ENEM ou para um Concurso Público? É o mesmo conceito!

9 - Não se esqueça do futuro

Comprar uma casa é um plano realizável. Mas e se aposentar? Dá para planejar? Especialistas afirmam que sim. Você pode recorrer a planos de previdência privada logo no início da vida do casal, quando as taxas são mais baixas e ir também montando uma poupança para isso.

10 - A mesada do casal

Em meio a tudo isso, pode parecer que você vai viver para fazer contar e guardar dinheiro sem curtir a vida, não é mesmo? Mas não é nada disso, viu! Dá sim para criar uma mesada para que cada um gaste como quiser e, assim, garantir um mimo aqui ou outro ali. Afinal, é preciso relaxar nessa vida a dois, certo?

 

Pronto, agora é trabalhar bastante e colocar o porquinho para engordar!

Comentários 0

Comentários